Minhocultura – Semana do Meio Ambiente

Você sabe o que é minhocultura?

Cerca de 40 mil toneladas de alimentos são jogadas fora anualmente no país. E o Brasil é um dos dez principais países que mais desperdiçam alimentos.

A Minhocultura nada mais é do que uma reciclagem natural para esses resíduos orgânicos. Não apenas ajuda com o descarte alimentício enquanto produz húmus, mas também é um excelente adubo para as atividades agrícolas.

Com consciência deste quadro nacional, o Programa de Educação Continuada em Ciências Agrarias (PECCA) se tornou a primeira instituição a oferecer este curso no Brasil. Com utilidades tanto no campo quanto na cidade, a Minhocultura é uma alternativa sustentável e acessível para agricultores e empresários da área de alimentos.

 

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.

 

 

O curso de extensão MINHOCULTURA – Produção de Húmus, Farinha de Minhoca e Vermiponia tem o início previsto em setembro e as inscrições estão abertas através do site do PECCA.

Com a metodologia EAD, o acesso ao conteúdo é através da plataforma de aprendizagem, com aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas e exercícios avaliativos.

 

Facilitando o acesso, mantendo a qualidade do ensino.

 

O curso é ministrado pelo Profº Jair Alves Dionísio, Dr. Com Pós-Doutorado em Fitopatologia (Universidad de Sevilla), Doutorado em Engenharia Florestal/Microbiologia do Solo (Universidade Federal do Paraná, 1996), Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia do Solo e vermicompostagem de resíduos orgânicos. Possui mais de 20 anos de experiência com utilização de minhocas, diversas orientações nos níveis de mestrado, especialização e trabalhos de conclusão de curso. Experiência internacional na utilização de minhocas no controle de doenças de plantas, principalmente nematoides.

Confira mais informações sobre o curso:

Objetivo:
 Capacitar para produção de húmus de minhoca (vermicomposto), produção de farinha de minhoca e utilização de de chá de vermicomposto em sistemas hidropônicos.

 A Quem Se Destina:
 A estudantes e profissionais de Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia e Veterinária), Biologia, Ciências Ambientais, produtores, agricultores e demais interessados.
Profissionais que queiram trabalhar com o equilíbrio nutricional de plantas e alcançar melhores resultados em seus cultivos.

 Atuação Profissional:
 Após a conclusão do curso, os interessados terão condições de praticar a minhocultura com as seguintes finalidades: produção de húmus para adubação nas mais distintas culturas; produção de farinha de minhoca para uso na alimentação de animais; e elaboração de chá para adubação e controle de pragas e doenças.

No curso serão abordados temas como: noções de anatomia externa e interna das minhocas; Instalações, sistemas de criação, preparação da matéria-prima, processo de vermicompostagem; Técnica de produção de farinha de minhoca e utilização para diferentes animais e Vermiponia.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

http://ufpr.pecca.com.br/cursos-de-extensao/minhocultura/

A Universidade Federal do Paraná mais perto de você!

Recommended Posts

Leave a Comment

http://ufpr.pecca.com.br/blog/