Minhocultura
  • Início
      Abril de 2019
  • Carga Horária
      60 horas
  • Investimento
      3 x R$ 300,00
  • Ministrante do Curso
      Prof. Dr. Jair Alves Dionísio

Curso de Extensão em

Minhocultura – Produção de húmus, farinha de minhoca e vermiponia

Sobre o Curso

 

Objetivo:
Capacitar para produção de húmus de minhoca (vermicomposto), produção de farinha de minhoca e utilização de de chá de vermicomposto em sistemas hidropônicos.

A Quem Se Destina:
A estudantes e profissionais de Ciências Agrárias (Agronomia, Zootecnia e Veterinária), Biologia, Ciências Ambientais, produtores, agricultores e demais interessados.

Atuação Profissional:
Após a conclusão do curso, os interessados terão condições de praticar a minhocultura com as seguintes finalidades: produção de húmus para adubação nas mais distintas culturas; produção de farinha de minhoca para uso na alimentação de animais; e elaboração de chá para adubação e controle de pragas e doenças.

A Quem se Destina

Público Alvo:
Profissionais que queiram trabalhar com o equilíbrio nutricional de plantas e alcançar melhores resultados em seus cultivos.

Ministrante do Curso

Prof. Dr. Jair Alves Dionísio

Pós-Doutorado em Fitopatologia (Universidad de Sevilla), Doutorado em Engenharia Florestal/Microbiologia do Solo (Universidade Federal do Paraná, 1996), Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia do Solo e vermicompostagem de resíduos orgânicos. Possui mais de 20 anos de experiência com utilização de minhocas, diversas orientações nos níveis de mestrado, especialização e trabalhos de conclusão de curso. Experiência internacional na utilização de minhocas no controle de doenças de plantas, principalmente nematoides.

Currículo Lattes

Conteúdo Programático

Módulo 01
Introdução à minhocultura, limitações da minhocultura no Brasil, noções de anatomia externa e interna das minhocas.

Módulo 02
Técnicas de criação: Instalações, sistemas de criação, preparação da matéria-prima, processo de vermicompostagem, espécies comerciais, pragas, colheita de vermicomposto e comercialização.

Módulo 03
Técnica de produção de farinha de minhoca e utilização para diferentes animais. Vermiponia: cultivo de plantas em sistema hidropônico com uso de chá de húmus de minhoca.

Módulo 04
Encontro Prático
Instalações domésticas e comerciais; Produção de vermicomposto (húmus de minhoca); Produção de Farinha de minhoca; e produção de chá de vermicomposto.
As práticas serão realizadas na Fazenda Escola Canguiri.

Metodologia

Metodologia:
Acesso ao conteúdo através da plataforma de aprendizagem: com aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas e atividades avaliativas proporcionando a interação com professores e colegas.
.::. Para saber mais clique .::

Módulos:
3 módulos sequencias com duração de 3 semanas cada um
1 Encontro Prático

Avaliação: avaliações modulares com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades.

Certificação

Os alunos que concluírem com êxito os módulos terão direito a certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

Investimento

Mensalidades: 3 parcelas de R$ 300,00.

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de alunos não atingir o número necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

Formulário de Pré-Inscrição.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Fields marked with an * are required