UFPR promove curso de capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural

Marcelo Ramos (1)

O curso será ministrado pelo instrutor do Ministério do Meio Ambiente para o CAR, Marcelo Lemos da Fonseca Ramos.

 

O setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, nesta sexta-feira (28), das 9h às 20h30, no auditório administrativo do campus, um curso de capacitação e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa integra o projeto do Portal do CAR e será destinada para professores, técnicos e interessados.

O treinamento será divido em duas partes. No período das 9h às 17h, o curso será exclusivo para professores e assistentes da UFPR. No período da noite, das 18h30 às 20h30, haverá uma palestra sobre a realidade e a aplicação do Cadastro Ambiental Rural aberta ao público. O curso será ministrado pelo instrutor do Ministério do Meio Ambiente para o CAR, Marcelo Lemos da Fonseca Ramos.

“Vamos apresentar casos práticos e orientações de registro no Cadastro Ambiental Rural para professores e técnicos que estão trabalhando com o CAR no Paraná. Além disso, queremos possibilitar ao público em geral a oportunidade de saber um pouco mais sobre esta medida instituída pelo novo Código Florestal”, informou o coordenador do Projeto do Portal do CAR, professor Paulo de Tarso Lara Pires.

O PORTAL – Através do endereço www.portaldocar.com.br, professores e especialistas da área ambiental, jurídica e agronômica da UFPR estão tirando dúvidas dos produtores rurais e de técnicos de todo o Brasil – em tempo real – sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Portal do CAR foi lançado pelo setor de Ciências Agrárias da UFPR há apenas um mês e já possui mais de cinco mil acessos.

Instituído pelo Novo Código Florestal o CAR é um registro público eletrônico e obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais em solo brasileiro e que deverá constar todas as informações ambientais da propriedade. A obrigação de declarar o CAR é do proprietário e o prazo encerra em maio de 2015. Apenas 10% das 532 mil propriedades rurais do Paraná já estão registradas CAR. O Paraná é o segundo Estado brasileiro em número de propriedades rurais, sendo que 93% das áreas são de pequenos produtores.

 

Serviço:

“Capacitação e Orientação ao Cadastro Ambiental Rural”

 

DATA: 28/11

LOCAL: Auditório do Campus de Ciências Agrárias da UFPR

ENDEREÇO: Rua dos Funcionários, 1540 – Juvevê

PRIMEIRA PARTE DO CURSO – GRUPO DE PROFESSORES E ASSISTENTES

09h às 12h – CAR – Capacitação e Orientação ao Cadastro

13h30 às 17h00 – Treinamento Prático

OBS: Cada participante deverá trazer seu notebook, para realizar as atividades práticas.

 

SEGUNDA PARTE – PALESTRA ABERTA

 

18h30 às 20h30 – Cadastro Ambiental Rural – Realidade e Aplicação

Mais informações:

www.portaldocar.com.br

Recent Posts

Leave a Comment