curso novo

Pós-Graduação

Lato Sensu em Fitossanidade

Sobre o Curso

Objetivo geral

  • Qualificar profissionais na área de Fitossanidade para uma agricultura moderna, sustentável e economicamente viável.

Objetivos específicos

  • Ampliar o número de profissionais qualificados com curso superior na área de Ciências Agrárias.
  • Promover a atualização e aplicação dos conhecimentos técnicos relativos à legislação fitossanitária, tecnologia de aplicação, planejamento experimental, fitopatologia, entomologia e matologia.
  • Atender a uma demanda cada vez mais crescente no país quanto a melhor qualificação de profissional na área de fitossanidade em resposta às exigências do competitivo mercado nacional e internacional e desafios técnicos atuais.
  • Consolidar a proteção de plantas frente a técnicas agrícolas sustentáveis, visando a conservação e melhoria do ambiente de produção.

 

A quem se destina
Profissionais na área de Fitossanidade

Conteúdo Programático*

Metodologia

Metodologia:

O curso será ofertado na modalidade de ensino a distância (EAD) seguindo modelo semipresencial dividido em 2 módulos. Em cada módulo terão 7 disciplinas, sendo inicialmente ofertadas à distância e ao final de cada módulo terá o encontro presencial.
Durante o curso serão realizados dois encontros presenciais onde o aluno participará de aulas e discussões avançadas sobre os temas estudados. Participarão desses encontros professores do curso e profissionais convidados trazendo o que há de mais relevante para o setor.
É obrigatória a participação nos dois encontros presenciais afim de cumprir a carga horária mínima de aulas presenciais.
Cada encontro presencial terá 05 (cinco) dias de duração, com palestras no cronograma de atividades. A programação das aulas abordará não apenas os conceitos estudados nos módulos, mas especialmente temas vinculados à atuação profissional. Sendo assim participarão além de professores do curso, profissionais convidados que poderão proporcionar um viés prático aos estudos.
Duração do Curso:
24 meses: sendo os primeiros 12 meses para a realização das disciplinas.

Elaboração do TCC
Dentro dos 24 meses são reservados 6 meses, após a realização das disciplinas, para o processo todo de elaboração e depósito de TCC, havendo a possibilidade de prorrogação por mais 6 meses.

Encontros Presenciais:
São ofertados dois encontros presenciais sendo presença obrigatória em ambos os encontros.

Certificação

Os alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso terão direito ao Certificado de Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Fitossanidade emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

IMPORTANTE: a entrega da versão final do TCC e dos documentos conforme exigidos na matrícula são condição obrigatória para expedição do certificado.

Investimento

O investimento para o curso é de 12 parcelas de R$450,00 (Quatrocentos e Cinquenta Reais).

Para pagamento à vista do valor total do curso, será concedido o desconto de 10% para pessoa física e pessoa jurídica.

Formas de Pagamento: Boleto bancário ou PayPal para estrangeiros (lembrando que para esta opção será cobrado a taxa adicional de 6,4% no valor de cada mensalidade).

Arrecadação das Mensalidades será via Funpar – Fundação da Universidade Federal do Paraná

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de inscritos pagantes não atingir o mínimo necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

Descontos Curso

Pós-Graduação Lato Sensu Fitossanidade – Turma 2023

10% para pagamento à vista do valor total do curso

Professores do Curso

  • Arthur Arrobas Martins Barroso
    Arthur Arrobas Martins Barroso Prof. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Biologia e Manejo de Plantas Daninhas
  • Cristiano Nunes Nesi
    Cristiano Nunes Nesi Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) Estatística Experimental
  • Daniel Bernardi
    Daniel Bernardi Prof. do Departamento de Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Entomologia
  • Henrique da Silva Silveira Duarte
    Henrique da Silva Silveira Duarte Prof. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fitopatologia
  • Joatan Machado da Rosa
    Joatan Machado da Rosa Prof. do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Entomologia
  • Louise Larissa May De Mio
    Louise Larissa May De Mio Profa. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fitopatologia
  • Maria Aparecida Cassilha Zawadneak
    Maria Aparecida Cassilha Zawadneak Profa. do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Entomologia
  • Renata Faier Caleario
    Renata Faier Caleario Profa. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Fitopatologia
  • Renato Rezende Young Blood
    Renato Rezende Young Blood Gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) Defesa Sanitária Vegetal
  • Rone Batista de Oliveira
    Rone Batista de Oliveira Prof. do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Tecnologia de Aplicação de Produtos Químicos e Biológicos
  • Sérgio Miguel Mazaro
    Sérgio Miguel Mazaro Prof. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fitopatologia

Informações Complementares

Para mais informações acesse o site a baixo:

http://www.agrarias.ufpr.br/portal/pglsf/

Tenho Interesse!

Precisa de Ajuda ?