Empresa cria pratos, copos e talheres biodegradáveis feitos a partir do farelo de trigo

As inovações tecnológicas que prometem reduzir drasticamente o uso do plástico descartável e do isopor, dois componentes que levam séculos para se decompor na natureza, não param de surgir por aí.

A Cove lançou uma garrafa biodegradável feita a partir de um polímero chamado PHA, excelente para o uso diário e para ser decomposto quando perder sua serventia. Aqui no Brasil, uma jovem de 17 anos desenvolveu um tipo de bandeja biodegradável que substitui o isopor. Mais: uma startup 100% tupiniquim criou, a partir da fécula de mandioca, um tipo de biomassa que pode ser utilizada na fabricação de pratos, compartimentos e vasilhas.

Seguindo essa tendência, a empresa polonesa Biotrem desenvolveu uma tecnologia que transforma trigo em pratos e talheres.

Imagine: uma tonelada de farelo de trigo vira 10 mil pratos, tigelas e talheres totalmente biodegradáveis – e que também podem ser ingeridos!

O homem por trás da invenção é Jerzy Wysocki, que explica que o farelo de trigo puro e natural pode ser convertido em um belo conjunto de utensílios ecológicos utilizando pouca água, sem extrair recursos mineiras ou adicionar compostos e conservantes químicos.

“Nossas tecnologias são protegidas por inúmeras patentes internacionais. O processo tecnológico limpo e ambientalmente amigável de fabricação é baseado em matérias-primas naturais – farelo de trigo e pequenas quantidades de água. O resto é feito por alta pressão e alta temperatura”, explica a Biotrem em seu site.

Adeus plástico, olá trigo!

O objetivo da Biotrem é que seus produtos sejam uma alternativa viável para substituir utensílios descartáveis de plástico e isopor, especialmente aqueles utilizados em festas e eventos.

 

O conceito é brilhante: poder substituir um prato ou copo de plástico utilizado uma única vez por uma pessoa e que ao ser descartado poluirá a natureza por séculos, por um prato ou copo feito de trigo biodegradável que será decomposto em 30 dias.

A Biotrem garante que seus produtos suportam refeições quentes e frias, podendo até ser usados em fornos e micro-ondas.

Já fabricados em larga escala na Europa, o trigo-pratos, trigo-copos e trigo-talheres não estão disponíveis no Brasil – por enquanto.

 

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/solucao-biodegradavel-trigo/

Recommended Posts

Leave a Comment