Declaração de Sustentabilidade será discutida no 8º Fórum

A elaboração de uma Declaração de Sustentabilidade está em pauta no 8º Fórum Mundial da Água. A primeira versão do documento está aberta à consulta pública até 22 de março. O objetivo é chamar atenção para a atual situação das políticas atuais da água, sob o argumento de que essas ações não são suficientes para alcançar os objetivos da Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Interessados podem mandar sugestões até 22 de março, por meio de um formulário (clique aqui para acessar). O participante deve indicar as ações capazes de promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU com horizonte até 2030.

Na quinta-feira (22), o assunto será debatido em duas sessões promovidas pelo Grupo Focal de Sustentabilidade, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 9h às 10h30 (sala 35), e das 16h15 às 17h45 (sala 36).

Ao final do 8º Fórum Mundial da Água será adotada uma Declaração de Sustentabilidade, refletindo os compromissos e mensagens chave dos participantes. Para a Comissão do Grupo Focal de Sustentabilidade, esta é uma grande inovação do evento, que pela primeira vez ocorre em um país do Hemisfério Sul.

Na formulação da minuta do documento, foram utilizadas como bases a a declaração ministerial emitida em 20 de março, o apelo à ação de autoridades regionais (21 de março), a declaração da juventude (18 de março), os parlamentos e declaração de poderes legislativos (março), a declaração comercial brasileira (19 de março) e a promessa da iniciativa de governança da água (21 de março).

“Considerando a convergência de todas essas declarações, pedimos uma mobilização urgente para garantir um futuro sustentável para o mundo e nos comprometemos a contribuir com esforços comuns para superar os crescentes desafios da água”, diz um trecho da proposta.

Os resultados dos debates do processo cidadão, político e grupo de foco de sustentabilidade, ocorridos no âmbito do 8º Fórum Mundial da Água, também fornecerão diretrizes para o documento.

A Declaração de Sustentabilidade será levada ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que acontece em julho deste ano, nos Estados Unidos. A ideia é garantir alianças cooperativas, reformas hídricas e inovações financeiras.

Clique aqui para ver o documento-base de orientação.

Conheça os objetivos da declaração de Sustentabilidade.

Diretrizes para construir a proposta de contribuição. 

 

Fonte: World Water Forum 8

Recent Posts

Leave a Comment