
Sobre o Curso
Objetivo
Capacitar operadores de aeronaves remotamente pilotadas (RPA's) para a aplicação aérea de defensivos agrícolas, em conformidade com as normas técnicas e as regulamentações vigentes, assegurando práticas legais, seguras e eficientes.
Sobre o curso
O Curso de Extensão em Aplicação Aeroagrícola Remota – CAAR é uma capacitação obrigatória e reconhecida pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). O curso habilita profissionais para o uso legal, seguro e responsável de drones na pulverização de defensivos agrícolas, com foco em eficiência operacional, economia de insumos e sustentabilidade ambiental.
Público-alvo
O curso é destinado a profissionais do setor agrícola, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e operadores de drones.
Conteúdo Programático
Módulo 1
- Características básicas das ARPs
- O mercado de ARPs no Brasil
- Uso de ARPs na agricultura
- Legislação sobre ARPs no Brasil
- Legislação sobre agrotóxicos no Brasil
- Conceitos de boas práticas agrícolas
Módulo 2
- Pragas, doenças e plantas daninhas
- Agrotóxicos: toxicologia e uso de EPIs
- Ecotoxicologia e contaminação ambiental
- Tecnologia de aplicação
- Teoria da gota e deriva
- Preparo de calda, carregamento, tríplice lavagem e descontaminação
- Fatores meteorológicos que influenciam a aplicação
Módulo 3
- Componentes de uma ARP de aplicação
- Planejamento operacional e segurança
- Calibração da ARP para aplicação
Módulo 4 – Complementar (opcional)
- Atividade complementar em legislação
- Atividade complementar em tecnologia de aplicação
- Atividade complementar em pragas
- Atividade complementar em doenças e toxicologia
- Atividade complementar em plantas daninhas e ecotoxicologia
- Atividade complementar em operações com drones
Metodologia
O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EAD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), contemplando aulas ao vivo, aulas gravadas e uma avaliação final. A duração total do curso é de 2 semanas, com aulas noturnas ao vivo, realizadas de segunda a quinta-feira, com início às 18h. Na segunda semana, a avaliação final será aplicada na quinta-feira, às 18h. Além disso, o curso contará com conteúdo extra opcional, disponibilizado em formato de aulas gravadas.
Avaliação e Aproveitamento
Para aprovação, o aluno deverá obter mínimo de 70% de aproveitamento na avaliação final.
Certificação
Os alunos que concluírem com êxito todos os módulos do curso terão direito ao Certificado de Curso de Extensão em Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR), reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O certificado possui validade e efeitos legais equivalentes aos de cursos integralmente presenciais, conforme a legislação vigente. A emissão da certificação está condicionada à obtenção de pontuação mínima de 70% na prova final, bem como à frequência em 80% nas aulas.
Investimento
R$1900 (Mil e Novecentos Reais).
Formas de pagamento:
- Boleto bancário
- PayPal (para estrangeiros, com acréscimo de taxa de 6,4% sobre o valor de cada mensalidade)
A arrecadação das mensalidades será realizada via FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná.
A UFPR reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número mínimo de inscritos pagantes não seja atingido, garantindo a devolução integral de quaisquer valores pagos.
Professores do Curso

Dr. em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) com período de doutorado sanduíche na Universität Bonn.

Prof. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Biologia e Manejo de Plantas Daninhas

Engenheiro Agrônomo (2018) e Mestre em Agronomia (2021) pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Engenharia Agrícola (2023) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/UNESP).

Coordenador do Curso
Prof. do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR)

Engenheiro Agrônomo, mestre em Agronomia e doutor em Engenharia Agrícola com foco em mecanização agrícola e tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários.
Expertise: Proteção de cultivos, tecnologia de aplicação, stewardship, aviação agrícola, boas práticas agrícolas, treinamentos, e agricultura de precisão.
Próxima turma
23 de Março/2026
Carga horária:
62 horas - O curso totaliza 62 horas, sendo 32 horas obrigatórias e 30 horas extras opcionais (aulas gravadas e material didático complementar)
Coordenação
Vitor Carvalho Ribeiro de Araújo
Capacitação obrigatória e reconhecida pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária)