Criadores de porcos da Raça Moura dão primeiro passo para criação de associação

 

 

 

Reunião dos criadores na UFPR (foto Leonardo Bettinelli)

Produtores de porcos da raça Moura estiveram reunidos no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná para dar início à formação de uma associação. O objetivo foi organizar os criadores para definição das normas comuns, para obter no futuro a marca coletiva e a certificação de origem geográfica da raça e do sistema de criação, que poderá tornar o Porco Moura e os produtos oriundos do animal mais reconhecidos e valorizados. Os criadores convidados para o evento são atendidos pelo projeto de extensão  “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fomento à criação de suínos de raças nacionais”. Este projeto realizou ao longo das últimas décadas o resgate e registro da raça, originária e típica do Sul do Brasil.

Alguns desafios que a associação tem pela frente já estão claros para os produtores. Por exemplo,  a formalização e adequação dos criadores e processadores, diminuição do custo da logística de comercialização. Além disso, a valorização das raças nacionais puras e normas adaptadas para controle genealógico e para venda de reprodutores de raças nacionais. É preciso focar na caracterização, registro e valorização de cada sistema tradicional. Para superar esses desafios, os produtores contam já com a assessoria da UFPR, Sebrae-PR, Ministério da Agricultura, EMBRAPA, Emater-PR e Secretaria de Estado do Abastecimento do Paraná.

Produtores reunidos com a equipe da UFPR

Participaram da primeira reunião vários criadores de diversas cidades do Paraná, técnicos e pesquisadores de instituições que mantêm rebanhos de conservação (UFPR, EMBRAPA, UEPG, Universidade de Passo Fundo-RS, CEEP Newton Freire Maia, CESCAGE-Ponta Grossa-PR), técnicos do MAPA, SEAB-PR, IAPAR, EMATER-PR e SEBRAE-PR, além de pós-graduandos e graduandos da equipe do projeto na UFPR.

 

Confira a matéria completa 

 

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/criadores-de-porcos-da-raca-moura-dao-primeiro-passo-para-criacao-de-associacao/

Recommended Posts

Leave a Comment