Livro ensina como multiplicar a araucária

Livro mostra opções de multiplicação de aracuária (foto Samira C. Neves)

Um manual sobre como multiplicar a araucária. Assim é o livro “Araucária – Particularidades, propagação e manejo de plantios”, lançado recentemente pela Embrapa com apoio do CNPq. A obra tem como editores técnicos o professor da UFPR Flávio Zanette e o pesquisador Ivar Wendling, além de mais oito autores. A araucária tem grande importância social, econômica, ambiental e cultural para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Devido à exploração desenfreada e falta de incentivos ao plantio e manejo, encontra-se na lista oficial de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

O professor Zanette é conhecido como um dos maiores especialistas em araucária no País. Segundo ele, o livro traz o resultado de seus 32 anos de pesquisa sobre o tema. “Acredito que com essa obra retribuí todo o apoio que obtive na minha carreira na UFPR, transmitindo o conhecimento obtido para a sociedade”, diz ele.

Bastante detalhada, a obra aborda diversos aspectos sobre a árvore. O primeiro capítulo tem como tema “Particularidade e biologia reprodutiva da Araucaria angustifólia”. Nos capítulos seguintes estão os processos passo a passo para a produção de mudas de araucária por semente, por estaquia, por miniestaquia e por enxertia. O último capítulo tem uma ousadia: um estudo sobre o manejo de plantio de araucária para a produção madeireira. “Apesar da legislação atual não favorecer essa exploração, nessa proposta há orientações para investidores, na esperança de que haja alguma mudança nas leis”, explica Zanette.

Capa do livro impresso. Obra é gratuita para download pela Internet.

O professor é um crítico da legislação atual, que ele considera “um crime ambiental inconsciente”. “Os legisladores, mal assessorados, estabelecem leis sem conhecer aspectos técnicos da araucária. Com isso, a lei ajuda a extinguir a árvore, no momento em que tira o interesse econômico da planta, com a proibição do corte”, observa. “O resultado é que as pessoas não querem plantar e os exemplares que existem vão acabar morrendo sem se reproduzir”, completa.

A obra “Araucária – Particularidades, propagação e manejo de plantios” é voltada a técnicos, extensionistas, produtores rurais e estudantes que trabalham com a árvore-símbolo do Paraná. Exemplares impressos foram distribuídos para instituições de pesquisa e ensino, órgãos governamentais e agências de desenvolvimento. O livro também está disponível para download gratuito no link: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1070994/araucaria-particularidades-propagacao-e-manejo-de-plantios.

 

Fonte: Portal UFPR

Recommended Posts

Leave a Comment