Em Davos, gigantes do consumo lançam programa de embalagens retornáveis

Nestlé, Unilever e Pepsi terão sorvete, refrigerantes e outros produtos vendidos em novo formato

NOVA JERSEY — No lema ambientalista “Reduzir, reutilizar, reciclar”, quase toda a atenção ficou voltada à reciclagem. Agora, algumas das maiores marcas de consumo do mundo estão tentando mudar o foco para o segundo “R” — de reutilizar—, com um programa que fornece produtos em embalagens reutilizáveis que podem ser devolvidos à empresa para posterior reembolso.

O programa de embalagens duráveis, chamado “Loop” — uma referência à teoria de uma economia circular onde nada é desperdiçado — estreou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, nesta quinta-feira. Liderada pela TerraCycle, empresa de reciclagem sediada em Nova Jersey, a Loop oferecerá produtos populares de cerca de 25 empresas, incluindo Nestlé, Unilever, Procter & Gamble e PepsiCo, em contêineres reutilizáveis que os clientes compram on-line ou em lojas físicas e retornam à empresa quando os produtos forem consumidos.

E é mais uma tentativa das gigantes globais de se apresentarem como preocupadas com o meio-ambiente.

A estratégia lembra a figura do leiteiro dos anos 1940, ou mesmo os potes e garrafas de vidro retornáveis ainda coletados hoje em dia. Em muitos aspectos, este modelo é melhor, afirma o fundador da TerraCycle, Tom Szaky:

— No caso do leiteiro, a embalagem era de propriedade da indústria de laticínios e esse tipo de lixo plástico que temos hoje não existia.

 

Confira a matéria completa

Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/em-davos-gigantes-do-consumo-lancam-programa-de-embalagens-retornaveis

 

 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment