Fábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro

Através de um moderno processo de compostagem, a companhia transforma resíduos orgânicos em adubo para o projeto Horta Solidária.

 

Sustentabilidade é a palavra de ordem quando se fala sobre o futuro do planeta, mas quais ações já estão sendo tomadas por grandes empresas, efetivamente? A Electrolux elegeu o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável como uma política interna da companhia e vem gerando grandes mudanças dentro de suas fábricas para reduzir o impacto ambiental. Uma delas, localizada em São Carlos, interior de São Paulo, eliminou em 99,9% a geração de resíduos orgânicos com tecnologia de ponta.

Com a aquisição de um novo equipamento, a fábrica diminuiu o tempo no processo de compostagem de 40 dias para 45 minutos, o que rende seis toneladas de adubo orgânico por mês e evita o descarte em aterros. Todo esse adubo já tem destino certo: serve para a jardinagem do local e para o novo projeto da empresa, a Horta Solidária, lançada em junho de 2018.

Funcionando como um jardim comunitário, a Horta Solidária tem capacidade para produzir cerca de 850 hortaliças a cada 20 dias, que são doadas para ONGs e instituições de caridade do município. A iniciativa também ocorre por iniciativa dos próprios funcionários, que participaram de ciclos de palestras sobre o meio ambiente, com o objetivo de gerar conscientização em relação às medidas que seriam implementadas. Além disso, criaram uma estufa para o cultivo de plantas nativas brasileiras e estão empenhados na redução de resíduos de alimentos dentro da fábrica.

Com a meta de cortar 50% da pegada de carbono em seus processos industriais, a Electrolux de São Carlos também vem reduzindo o consumo de água nos testes de lavagem dos produtos. Passaram a tratar e reutilizá-la na irrigação de jardins e limpeza do local, por exemplo.

Até 2020, a companhia pretende atingir um máximo de 1% de resíduos orgânicos enviados para aterros em todas as fábricas do mundo. E você? O que já está fazendo dentro da sua empresa ou da sua própria casa para reduzir o impacto do lixo no planeta? Conte pra gente nos comentários. 😉

*Essa é mais uma das iniciativas da área de meio ambiente da Electrolux, cujo objetivo é o aterro zero. Todas as ideias estão alinhadas com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, já que a Electrolux elegeu o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável como uma política interna da empresa.

 

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/fabrica-reduz-residuos-organicos/

Recent Posts

Leave a Comment