UFPR cria Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação

Em busca de prover soluções de mapeamento dos ambientes internos e externos da UFPR e de geoinformação em projetos sociais, o recém-criado Centro de Pesquisas Aplicadas em Geoinformação (CEPAG) da Universidade Federal do Paraná apoia atividades de ensino, pesquisa e extensão, e gestão das unidades institucionais. O CEPAG é vinculado à direção do Setor de Ciências da Terra e surgiu por iniciativa de professores do Departamento de Geomática da UFPR (DGEOM).

O novo Centro de Pesquisas deve colaborar para o planejamento estratégico da UFPR, por meio da criação de um sistema de informações geográficas que permitirá o mapeamento de todos os campi. “Será um marco para o Setor, pois o Centro foi criado por demandas da própria instituição e, futuramente, atenderá à comunidade externa”, afirma o professor Alzir Felippe Antunes, diretor do Setor de Ciências da Terra.

O coordenador do Centro, professor Leonardo Ercolin Filho, afirma que o CEPAG está em fase de consolidação e desenvolverá um trabalho de grande relevância para a UFPR e para a sociedade. “A geoinformação está presente na nossa realidade, por isso, é preciso conhecer nosso espaço e localização não só para o dia a dia, mas para situações de risco e monitoramento de desastres”.

 

 

Entre as principais contribuições da atuação do CEPAG, o docente aponta a participação dos estudantes. “Eles acompanharão todo o processo dos projetos de Geomática, desde a fase do planejamento até a etapa final. Será uma grande oportunidade para os futuros profissionais que estarão em breve no mercado de trabalho. Além disso, também temos um olhar para a questão social, ultrapassando as barreiras físicas do campus e chegando até as demandas da sociedade”.

Aprovado no conselho setorial, o CEPAG já opera no projeto de atualização da base cartográfica do Campus Centro Politécnico e no projeto de mapeamento denominado UFPR CampusMap. O grupo também presta apoio aos projetos de recuperação da Comunidade 29 de Março, destruída por um incêndio; de planejamento junto ao Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE) para a criação de um centro de convivência no assentamento Contestado, na Lapa (PR); de modelagem tridimensional do Teatro Paiol, em Curitiba (PR), e também apoio ao desenvolvimento de estudos geotécnicos na comunidade Vila Nova, no município de Colombo (PR).

              Projeto desenvolvido na comunidade Vila Nova.

 

Projeto de reconstrução na comunidade 29 de março.

A proposta envolve o trabalho de forma colaborativa. “Nossa expectativa é criar multidisciplinaridade com outras áreas. De início, o resultado é bastante animador, pois une várias áreas com um mesmo propósito”, completa Ercolin.

As missões do Centro incluem a produção das bases cartográficas de todos os campi da UFPR; o gerenciamento de bases de dados espaciais; capacitação de alunos na execução de atividades de mapeamento, voltadas para a formação e atuação profissional no mercado de trabalho; promoção de cursos de capacitação relacionados à geoinformação; ampliação de futuros projetos conjuntos entre diferentes departamentos e laboratórios e a captação de recursos por meio de projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria.

Também integram a estrutura do CEPAG os professores Luciene Stamato Delazari (DGEOM), Eduardo Vedor de Paula (GDEOG), Gustavo Barbosa Athayde (GDEOL)e Tony Vinicius Moreira Sampaio (GDEOG).

UFPR CampusMap

UFPR CampusMap, coordenado pela professora Luciene Stamato Delazari, foi o precursor do CEPAG. Desenvolvido no Laboratório de Cartografia e SIG da UFPR, o UFPR CampusMap é um projeto voltado para o mapeamento dos campi da Universidade Federal do Paraná, com a proposta de gerar uma base atualizada de dados sobre a estrutura de cada campus, tanto de seus ambientes externos quanto internos. Dentre suas funcionalidades está a busca e definição de rotas entre pontos de interesse.

Atualmente o projeto é desenvolvido com alunos de graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas.

 

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-cria-centro-de-pesquisas-aplicadas-em-geoinformacao/?fbclid=IwAR3bBY4MljV1r5BMtJ4aGcZwVBw7K3pR7FU0efW2PsgTvADN5lFhT3lWqHQ

Recent Posts

Leave a Comment