Semente de abacate substitui material plástico no México

Nova tecnologia de produção de talheres e canudos descartáveis da empresa mexicana, a BioFase, garante produtos biodegradáveis e compostáveis

 

Talheres e canudos descartáveis da BioFase são feitos da semente do abate e compostáveis ou biodegradáveis. (Crédito: Divulgação)

 

O México é responsável por cerca de 50% do suprimento de abacate do mundo. Mas, no país da guacamole, a semente dessa fruta vinha até então sendo desperdiçada. A empresa mexicana BioFase passou a recolher as sementes sem utilidade nas indústrias que processam guacamole e óleos no país para produzir talheres descartáveis e canudos que não poluem o meio ambiente.

Seguindo a cartilha da “economia circular”, o que iria para o lixo de alguns setores se transforma em material de produção para outros e todos saem ganhando. São eliminados os encargos de destinação correta dos rejeitos nos locais que não viam uso naquilo, um novo destino inteligente é dado para o que era descartado e o meio ambiente fica livre de mais extrações de matéria-prima.

E neste caso, o produto final ainda traz o benefício de substituir os materiais plásticos, derivados de petróleo e maiores poluidores dos oceanos no momento. Eles biodegradam em 240 dias, sem a necessidade de serem tratados de forma especial ou de serem separados para a reciclagem, além de terem preços competitivos com os similares em plástico. Sem levar “o consumidor a pagar um preço injusto por cuidar do meio ambiente”, segundo análise da BioFase.

Levou um ano e meio para a empresa encontrar o melhor método para produzir os talheres e canudos. O maior desafio foi encontrar uma maneira de moldar o material da forma desejada. Hoje, a BioFase oferece tipos diferentes de produtos: biodegradáveis ​​e compostáveis. Produtos biodegradáveis ​​reincorporam-se à natureza uma vez terminada sua vida útil, como uma fruta. Produtos compostáveis ​​devem ser descartados em uma lixeira para que eles possam degradar 100%.

 

Fonte: https://www.revistaplaneta.com.br/semente-de-abacate-substitui-material-plastico-no-mexico/

Recent Posts

Leave a Comment