Scientific advances in organic dairy farming

Avanços científicos no setor leiteiro orgânico: Switchgrass como uma alternativa sustentável promissora como cama de vacas

Um projeto de pesquisa parcialmente financiado pelos Dairy Farmers of Canada e seus parceiros do Organic Science Cluster investigou fontes alternativas sustentáveis para a cama de vacas leiteiras. O time de pesquisa liderado pelo Dr. Reneé Bergeron (University of Guelph) e colaboradores também da U.G. (Dr. Trevor De Vries), Université Laval (Dr. Doris Pellerin, Dr. Anne Vanasse, Anick Raby) e McGill University (Dr. Elsa Vasseur, Dr.Philippe Séguin, Tania Wolfe) descobriram que Switchgrass é uma alternativa promissora para a palha como material de cama para as vacas leiteiras. Eles descobriram que as vacas preferem switchgrass ao invés palha e não houve efeitos negativos no conforto, limpeza da vaca e contaminação final da tetina. Switchgrass também pode ser uma escolha economicamente mais vantajosa para alguns fazendeiros.

Em seu estudo, eles avaliaram a preferência da vaca, comportamento ao deitar, limpeza do estábulo e da vaca e contaminação bacteriana final da tetina. Eles também analisaram o impacto econômico de Switchgrass e as melhores práticas de colheita para um melhor rendimento e qualidade como material de cama.

UnknownSwitchgrass (Panicum virgatum) é uma grama perene de alto rendimento em longo prazo cultivada em terras marginais (Sanderson et al., 2006). Adapta-se para o crescimento em clima temperado, é resistente a doenças e pestes, requer poucas aplicações de fertilizantes e é relativamente barato de se cultivar (Frigon et al. 2012).

 

 

Em um primeiro experimento, nove vacas foram colocadas sozinhas em currais com três estábulos, cada um com uma superfície diferente. Elas foram submetidas a um teste de preferência entre os três tipos de camas: Switchgrass picada (SG), colchão de “switchgrass-lime” (uma mistura de switchgrass picada, água e adubo de magnésio carbônico – fazendeiros que usam camas orgânicas normalmente adicionam adubo para reduzir o crescimento bacteriano), e palha de trigo em uma esteira de borracha. As vacas haviam sido previamente expostas a estábulos com colchões cobertos de serragem. Os momentos em que se deitavam foram gravados e as vacas, filmadas.

pastedImage

Em um segundo experimento, foram oferecidos os mesmos três tratamentos de camas em um curral sem estábulos para 24 vacas. Os pesquisadores testaram os três tipos de camas no comportamento ao deitar, limpeza da vaca e contaminação final da tetina. O uso de tendas foi gravado e amostras do final da tetina foram coletadas.

Os pesquisadores descobriram que as vacas preferiam as camas de switchgrass comparadas às outras duas quando lhes era dado acesso igual a elas e poder de escolha. Os resultados também mostraram que as opções de switchgrass e switchgrass-lime eram equivalentes em termos de comportamentos e limpeza da vaca, contudo a alta umidade contida e o coliforme no final da tetina presentes na superfície de switchgrass-lime o torna uma opção menos favorável. Entretanto, um estudo de maior prazo seria necessário para confirmar esta ultima afirmação.

Quando a palha de trigo e a switchgrass foram comparadas nos quesitos: tempo que as vacas passaram deitadas, limpeza, machucados, SCC e bactérias do final da tetina, elas foram equivalentes nos termos conforto e limpeza.

Colheita e o uso da Switchgrass

O time de pesquisa também investigou o impacto econômico de usar switchgrass como uma alternativa de cama e identificou praticas de colheita para aperfeiçoar seu desempenho e conservação.

A switchgrass foi plantada, colhida e seca em dois lugares em Quebec – na Université Laval e McGill University. Os experimentos de campo mostraram que os rendimentos são bem mais consideráveis quando a switchgrass é colhida no outono em comparação com a primavera. Entretanto, os resultados da colheita primaveril foram menores em questão de umidade. Colher antes ou depois da primeira geada de outono não pareceu afetar a sobrevivência durante o inverno ou a rebrota na primavera, mas a eficiência de secagem é maior quando a switchgrass é colhida antes da geada. Entretanto, a umidade final do produto continua mais alta antes da geada do que depois.

Para avaliar o impacto econômico de usar switchgrass como cama, dez fazendeiros de Quebec em cinco regiões da província foram questionados. Para a maioria, era uma escolha econômica vantajosa. Os fazendeiros afirmaram que os rendimentos e a constância são vantagens, além de outros benefícios como a possibilidade de se usar espaços menores para o armazenamento.

Em suma:

Recommended Posts

Leave a Comment