Conheça a cidade que bonifica com sorvete, cinema ou cerveja quem deixa o carro em casa
A mobilidade urbana vem ganhando cada vez mais opções e o transporte individual por meio de automóvel próprio tem se mostrado cada vez mais ineficiente! Por isso, diversas cidades ao redor do mundo vêm tomando medidas importantes para fomentar meios alternativos de se locomover.
Seja aumentar malha de ciclovias na cidade ou até mesmo proibir circulação de carros em locais críticos. A Noruega testou financiamento para bikes elétricas a seus residentes (equivalente a R$3.600,00) e Milão pilotou um programa para pagar dinheiro a quem fosse de bike para o trabalho.
Bolonha, na Itália, ganha seus cidadãos ao oferecer sorvete ou cerveja de graça para aqueles que deixarem o carro em casa e adotarem transporte público ou bicicleta. Além de melhorar o trânsito a cidade de quebra evita emissão de poluentes na atmosfera.
O sistema de bonificação funciona por meio de um aplicativo chamado Bella Mossa, que em tradução livre significa “Bom Trabalho”. Segundo Marco Amadori, urbanista idealizador do projeto, todos têm a possibilidade de ser recompensado ao adotar meios de transporte alternativos.
O sistema é simples: ao baixar o aplicativo, o usuário consegue registrar as viagens que faz em transporte público ou de bicicleta e, em seguida, trocar os pontos por produtos nos estabelecimentos que aderiram ao programa. É possível identificar fraudes graças a um sistema de GPS, pois ele consegue rastrear a velocidade e a duração da viagem para conferir se estão de acordo com os selecionados no aplicativo.
Além de computar os pontos, o aplicativo calcula a quantidade de gases efeito estufa foram poupados por conta da escolha consciente.
O sistema funciona apenas durante seis meses por ano e é financiado pela prefeitura da cidade italiana. Em 2017, foram registrados 3,7 milhões de quilômetros percorridos e cerca de 16 mil cupons foram trocados.
FONTE: https://razoesparaacreditar.com/saude/conheca-cidade