Cidade a 150 km de Curitiba promove roteiro turístico para os amantes de chimarrão
Roteiro Caminhos do Mate inclui gastronomia e visitas a atrações turísticas e históricas ligadas à produção da erva na região
Três empresas de São Mateus do Sul, a 150 km de Curitiba, promovem a partir de agosto um passeio turístico inspirado pela erva-mate, um dos principais produtos do município do sudeste paranaense.
O roteiro Caminhos do Mate começa no Hotel Dom Leopoldo, um dos organizadores da rota, de onde partem as visitas a atrações turísticas como a Igreja Matriz São Mateus e o Chimarródromo — um espaço para rodas de chimarrão instalado na praça central da cidade (leia mais abaixo).
Márcia Silveira, proprietária da Ervateira Baronesa, diz que a erva-mate são-mateuense tem entre suas características um sabor menos amargo, naturalmente mais adocicado — outras regiões produtoras precisam adicionar açúcar para obter o mesmo efeito.
Na ervateira também está sendo montado um museu a céu aberto com um barbaquá da década de 1920 em pleno funcionamento, nos moldes dos antigos métodos de beneficiamento da erva-mate. No Restaurante Veneza, outro responsável pelo passeio, o grupo experimentará receitas típicas à base de erva-mate.
Confira a matéria completa: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/passeio-tematico-de-erva-mate-e-lancado-em-sao-mateus-do-sul/
.