Vasos que crescem junto com as plantas

As peças mudam de forma ao longo do tempo

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

FOTO: STUDIO AYASKAN / DIVULGAÇÃO

Muitas espécies de plantas crescem tanto que se tornam maiores do que o vaso onde estão acondicionadas. Assim, volta e meia, é comum ter que realizar a transferência para um novo recipiente. Esse processo não é simples e dá um certo trabalho, além de produzir muita sujeira. A fim de resolver esse problema, designers ingleses, do Studio Ayaskan, criaram uma solução interessante: uma peça que acompanha a evolução natural da espécie. “Desenvolvemos um padrão de origami milimetricamente calculado para a base, que é capaz de desdobrar-se conforme a planta cresce.”, contam os designers Bike e Begum Ayaskan. No início, são várias camadas sobrepostas e, com o tempo, elas se descolam para ganhar mais altura e largura.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

FOTO: STUDIO AYASKAN / DIVULGAÇÃO

O vaso com formato de origami evolui com a planta ao longo do tempo. O nome da peça não poderia ser mais adequado: Growth. Assim, o vaso muda de forma e tamanho a partir do estágio em que a planta atinge seu tamanho adulto. Focados na sustentabilidade, o Estúdio Ayaskan se preocupa com a utilização dos recursos naturais nos produtos industrializados. “Produzimos coisas para usá-las até que elas se esgotem. Somente depois disso, as descartamos”, explicam. Na natureza, no entanto, tudo se adapta, cresce, morre, e, eventualmente, é reutilizado para formar uma nova vida.  Essa foi a inspiração para a criação dos vasos Growth, que foram cuidadosamente pensados a fim de imitar a natureza. Por isso, a peça se move com a planta e o conjunto torna-se ainda mais bonito.

Editora Globo (Foto: Editora Globo)

FOTO: STUDIO AYASKAN / DIVULGAÇÃO

 

Fonte: http://casavogue.globo.com/Design/Objetos/noticia/2015/07/vasos-que-crescem-junto-com-plantas.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post

Recent Posts

Leave a Comment