UFPR lança programa de avaliação de sustentabilidade do ciclo de vida de produtos

Será lançado no dia 23 de maio o Programa de Avaliação da Sustentabilidade do Ciclo de Vida (BioCycleS) de Produtos, numa iniciativa dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, em conjunto com o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Haverá um seminário explicando o projeto, das 9 às 17h30, no auditório do Centro de Ciências Florestais e da Madeira (Cifloma), no campus Jardim Botânico da UFPR ( Av. Prefeito Lothário Meissner, 632). O enfoque é tratar a sustentabilidade como uma ferramenta métrica de ensino de quantificação e avaliação de impactos.

O emprego da técnica de Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos (ACV) vem crescendo no Brasil e no Mundo, e também ganhando espaço no setor de base florestal, em seus diversos sistemas e produtos. Dentre seus objetivos principais estão o desenvolvimento da avaliação dos impactos ao longo de ciclos de vida de produtos, apoiar a compreensão da sustentabilidade nos diversos setores econômicos, apoiar na construção de sistemas produtivos de maior sustentabilidade, gerando benefícios à sociedade e ao meio ambiente.

O BioCycleS tem como ações definidas, por exemplo, o desenvolvimento de disciplinas de graduação e pós-graduação para atender a toda a comunidade acadêmica, apoiar na construção do conhecimento científico sobre a ACV; participar de movimentos para o desenvolvimento da ACV no Brasil; construir base de dados de produtos nacionais; aprofundar métodos e compreensões sobre os impactos de sistemas de produtos; desenvolver atividades, cursos e projetos que visem a formação de profissionais para atuarem com ACV; fortalecer e aprofundar a metodologia da ACV; elaborar e desenvolver conteúdos científicos para orientação às novas pesquisas e aplicação da ACV nos diversos segmentos da Sociedade Brasileira; e desenvolver parcerias público privadas para aumentar a aplicação da ACV nos diversos sistemas produtivos e produtos nacionais.

A coordenação geral do programa é do professor Dimas Agostinho da Silva, tendo como coordenadores científicos os professores Marcelo Langer, Julio Eduardo Arce e Alexandre Behling, todos da UFPR, e a professora Silvana Heidemann da Rocha, da UTFPR.

 

Confira a matéria completa

 

FONTE: ttps://www.ufpr.br/portalufpr/noticias

Fields marked with an * are required


Recommended Posts

Leave a Comment