Protocolo de Montreal: 31 anos de Preservação da Camada de Ozônio

No ultimo domingo, 16 de setembro, foi celebrado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Esta data foi instituída em 1994 em homenagem ao Protocolo de Montreal (1985). A data não é apenas um marco no calendário, é uma lembrança daquele que foi o fator mais decisivo para a recuperação da Camada de Ozônio.

O Protocolo de Montreal é considerado o acordo ambiental intencional mais bem-sucedido da história e foi estimado pela ONU como agente preventivo de dois milhões de casos de câncer desde a sua estipulação até 2030. Além do câncer, os raios ultravioletas também afetam as cataratas e o sistema imunológico.

Foram 197 países que ratificaram o tratado, que obteve sucesso justamente por não interferir nos modelos econômicos dos países participantes, apenas requer mudanças tecnológicas.

Se interessa pelo tema e quer saber mais sobre tratados internacionais como este?

O PECCA oferece uma Pós-Graduação em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono com metodologia EAD para quem deseja atuar, elaborar ou implementar projetos econômicos sob um viés sustentável. Faça já a sua inscrição!

Recommended Posts

Leave a Comment