Professor do PECCA orienta doutorando com tese premiada pela CAPES

logo-vale-capes

Doutor em Química pela UFPR recebe Prêmio Vale-Capes de Teses

Fonte: UFPR

A tese desenvolvida pelo recém-doutor Marcos Henrique Luciano Silveira, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (PPGQ), foi agraciada com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade deste ano. A tese, orientada pelo professor Luiz Pereira Ramos, é intitulada “Pré-tratamento de bagaço de cana com CO2 supercrítico na presença de etanol e líquido iônico: pré-otimização das variáveis do processo e avaliação da acessibilidade dos substratos produzidos”, e foi uma das três vencedoras na categoria Doutorado, na área temática “Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos”.

Os resultados foram divulgados no dia 5 de julho. Ao todo, foram escolhidos sete trabalhos como as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área. As outras áreas temáticas desta edição foram “Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”; “Redução de gases do efeito estufa (GEE)”; e “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate à pobreza”.

Os vencedores do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Tese de Doutorado recebem R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo ser convertida em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Os orientadores recebem auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional e internacional, relacionado à área temática da tese.

A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada.

www.pecca.ufpr.br

Recommended Posts

Leave a Comment