O FLORESCIMENTO DOS IPÊS

O período seco já tem atuado em algumas partes do nosso país, principalmente na região centro-oeste e nordeste, e nesse período ocorre um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo, rosa branco e o mais comum o amarelo.
 Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro.
Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões,
·         Junho e julho: ipê-roxo
·         Julho e agosto: ipê-amarelo
·         Fim de agosto: ipê-rosa
·         Setembro: ipê-branco e ipê amarelo

Nota: Nem sempre a florada dos ipês respeitam essas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.

 

As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.

Imagem relacionada
Flores de ipê-branco

Resultado de imagem para ipê roxo
Florada de ipê-rosa

Imagem relacionada
Árvore de ipê-roxo

Resultado de imagem para ipê amarelo
Ipê-amarelo

.
.
Recommended Posts

Leave a Comment

© Depositphotos.com / Pixavril