Novo empreendimento pretende levar energia limpa e de baixo custo aos associados

O município de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, receberá a construção de uma usina de biomassa na região. Prevista para ser entregue em março de 2019, o novo empreendimento já começou suas obras e pretende produzir 1 megawatt (MW) de energia elétrica.

Construída pela Ecoperativa, o investimento na nova usina de biomassa será de sete milhões de reais. Em nota, a cooperativa destacou que a usina produzirá energia limpa e a mesma será destinada aos cooperados residenciais e de pequenos e médios comerciantes. A ideia é oferecer a esse púbico um valor mais baixo de energia.

A expectativa da Ecoperativa é abastecer três mil associados. Segundo Júlio Cesar Giovanetti Netto, diretor da cooperativa, a biomassa utilizada para gerar energia virá de resíduos de madeira, principalmente de podas de árvores realizadas em parques da capital paranaense.

A Ecoperativa está estudando bastante a produção de energia e se especializando no mercado. Com a usina, a produção de energia limpa ganhará força e poderá abastecer várias casas da região. A iniciativa da cooperativa partiu das mudanças feitas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual permitiu que tantas pessoas jurídicas como físicas produzissem sua própria energia. “O desafio é efetivar um processo de cultura na população, tanto residencial quanto no pequeno comércio, para que eles possam ter ciência de que é possível fazer economia de energia, gerando energia de forma limpa, por meio de cooperativas, de forma rápida, rentável e segura. Estamos construindo um novo nicho de mercado” explicou Netto.

Fonte: Thayssen Carvalho – Portal Biomassa BR

Recommended Posts

Leave a Comment