capa mba mkt politico e ie 1920x320 1

MBA em

Marketing Político
e Inteligência Eleitoral

SOBRE O CURSO

Objetivo:

O objetivo do curso é capacitar profissionais para atuar estrategicamente na análise, planejamento e execução de campanhas políticas e eleitorais, articulando técnicas avançadas de marketing político, inteligência de dados e comunicação persuasiva, com ênfase em ética, criticidade, inovação, alinhados às demandas democráticas contemporâneas

A quem se destina:

Profissionais de comunicação, cientistas políticos, gestores públicos, assessores, pesquisadores e todos que desejam se especializar no campo do marketing político, da inteligência eleitoral, da advocacy, da comunicação política, eleitoral, pública, governamental e/ou institucional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO*

01. Panorama Político Contemporâneo – 20 h

ary-azevedo-jr
Ary Azevedo Jr.

Publicitário. Pós-Doc em Comunicação (USP). Doutor em Multimeios (Unicamp). Professor titular (DeCom/UFPR). Pesquisador em Comunicação Política.

http://lattes.cnpq.br/8293600258731349

02. Sistema Eleitoral Legislação e Recursos – 20h
eneida-desiree-salgado
Eneida Desiree Salgado

Mestre e doutora em Direito do Estado (UFPR). Pós-docs (UNAM/México e Ciência Política/UFPR). Líder do Núcleo de Investigações Constitucionais.

http://lattes.cnpq.br/7098767645536830

03. Introdução ao Marketing Político – 20h
mateus-da-cunha-santos
Mateus da Cunha Santos

Publicitário (UFSM) e Doutor em Comunicação (UFPR), com estágio doutoral na Tulane University (EUA). Pesquisador em Comunicação Política.

http://lattes.cnpq.br/9734001654343812

04. Pesquisa Aplicada à Política – 20h
docente-mercia-alves
Mércia Alves

Doutora em Ciência Política (UFSCAR). Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia (CEBRAP ). Pesquisadora em Ciência Política.

http://lattes.cnpq.br/3036910789502625

05. Branding e Mitologia de Marca
docente-hertez-wendel-de-camargo
Hertez Wendel de Camargo

Jornalista e Publicitário. Doutor em Estudos da Linguagem (UEL), com estágio pós-doutoral em Antropologia (UFPB).

http://lattes.cnpq.br/2778413245735367

06. Planejamento de Comunicação Integrada – 20h
docente-jeferson-thauny
Jeferson Thauny

Doutor e mestre em Comunicação (UFPR). Docente e coordenador de pós-graduação (PUCPR). Pesquisador em Comunicação Eleitoral.

http://lattes.cnpq.br/3254135028507177

07. Estratégias de Comunicação Eleitoral
docente-sergio-roberto-trein
Dr. Sérgio Roberto Trein

Minibio: Pós-Doc em Comunicação (USP). Doutor e Mestre em Comunicação Sociopolítica (PUC/RS). Publicitário (PUC/RS). Pesquisador em Propaganda Política.

http://lattes.cnpq.br/8588493824931435

08. Media Training – 20 horas
ana-carolina-de-araujo-silva
Ana Carolina de Araújo Silva

Doutora em Comunicação (Univ. Metodista/SP), mestra em Comunicação (Univ. de Marília) e Jornalista (Univ. Estadual de Londrina)

http://lattes.cnpq.br/8934256951399210

09. Inteligência de Dados e Inteligência Artificial – 20h
rodrigo-eduardo-botelho-francisco
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco

Livre-docente em Informação e Tecnologia e Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Pós-doc (Univs. Complutense Madrid e Autònoma Barcelona)

http://lattes.cnpq.br/2664701896506145

10. Neuromarketing e Estratégia de Mídia – 20h
docente-leticia-salem-herrmann-lima
Letícia Salem Herrmann Lima

Pós-doc, doutora e mestra em Comunicação (UTP). Pós em Marketing (PUCPR) e Gestão de Marca (FGV) e Neuroscience (Harvard). Docente (UFPR).

http://lattes.cnpq.br/3076728187265824

11. Design e Copywriting – 20h
ana-caroline-de-bassi-padilha
Ana Caroline de Bassi Padilha

Doutora em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Pós em Adm. e Marketing (FAE). Designer Gráfica (UTFPR) e Rel. Públicas (UFPR). Docente (DeCom/UFPR).

http://lattes.cnpq.br/9835654484759872

ayumi-nakaba-shibayama
Ayumi Nakaba Shibayama

Mestra e Doutora em Estudos Linguísticos (UFPR). Pós em Administração e Marketing (FAE). Publicitária (PUC-PR). Docente (DeCom/UFPR).

http://lattes.cnpq.br/2382244971250704

12. Prática Eleitoral
mario-messagi-junior
Mario Messagi Jr.

Jornalista e mestre em Linguística (UFPR). Doutor em Comunicação (Unisinos) e Pós-doc pela Univ. Cape Town. Coordenou campanhas ao gov. PR.

http://lattes.cnpq.br/4383178946789940

13. Criação em Campanhas Eleitorais
luciana-panke
Luciana Panke

Professora Titular do Departamento de Comunicação (UFPR). Bolsista produtividade CNPq. Autora de livros publicados em 4 países. Líder CEL.

http://lattes.cnpq.br/3447103897680398

14. Mobilização e engajamento – 20h
elthon-ranyere-oliveira-aragao
Elthon Ranyere Oliveira Aragão

Historiador e Jornalista (UFMA). Mestre em Ciências Sociais (UFMA). Doutor em Sociologia (UFSE). Pesquisador em Comunicação Política.

http://lattes.cnpq.br/4548422516660371

15. Storytelling e Produção Audiovisual
docente-elson-faxina
Elson Faxina

Doutor em Comunicação (Unisinos), mestre em Comunicação (ECA/USP). Jornalista (PUC/PR). Professor DeCom/UFPR.

http://lattes.cnpq.br/0672272862905804

16. Marketing Político Digital
docente-antonella-forte-iacovone
Antonella Forte Iacovone

Publicitária (UFPR). Fundadora da Cereja Marketing Digital. Coordenou Comunicação e Redes Sociais em diversas campanhas políticas no PR.

http://lattes.cnpq.br/8372333404777057

17. Gestão de Crise
docente-silvia-maria-da-silva-cunha
Silvia Maria da Silva Cunha

Doutoranda e Mestre em Comunicação (PPGCOM-UFPR). Especialista em Marketing, Branding e Growth (PUC/RS). Jornalismo (PUC-PR).

http://lattes.cnpq.br/4657943578241249

18. Municipalização eleitoral
ricardo-tesseroli
Ricardo Tesserol

Assessor de Comunicação do Grupo Educacional Bom Jesus. Doutor em Comunicação Politica (PPGCOM/UFPR). Atua em campanhas desde 2004.

http://lattes.cnpq.br/8676032468198336

19. Pesquisa em Marketing Político – 40h
lilian-carla-muneiro
Lilian Muneiro

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Pós-doc em Ciências Sociais (UFRN). Jornalista (Univali). Professora Associada (DeCom/UFRN).

http://lattes.cnpq.br/8311890222500377

20. Projeto Estratégico em Marketing Político
docente-ary-azevedo-jr
Ary Azevedo Jr.

Publicitário. Pós-Doc em Comunicação (USP). Doutor em Multimeios (Unicamp). Professor titular (DeCom/UFPR). Pesquisador em Comunicação Política

http://lattes.cnpq.br/8293600258731349

METODOLOGIA

As disciplinas são oferecidas no formato de Educação à Distância (EAD), através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): com aulas ao vivo, aulas gravadas, materiais para estudo, rota de aprendizagem, fóruns de discussão e atividades avaliativas, proporcionando a interação com professores e colegas.
No início de cada disciplina, os alunos terão acesso às vídeo aulas gravadas, materiais de estudo e atividades avaliativas. Cabe ao estudante gerenciar seu tempo para assistir todos os vídeos, acessar o material de estudo e realizar as atividades propostas.

Duração do Curso

20 meses = disciplinas, elaboração de TCC e trâmites para fechamento de turma.

Elaboração do TCC
São reservados 6 meses para esta etapa que é composta por: elaboração da pesquisa, defesa do trabalho e depósito de TCC.

Encontros Síncronos

São ofertados eventos síncronos (presenciais e/ou online), além dos realizados nas disciplinas. A programação desses eventos abordará não apenas os conceitos estudados nas disciplinas, mas especialmente temas vinculados à atuação profissional. Sendo assim, participarão além de professores do curso, profissionais convidados que poderão proporcionar um viés prático aos estudos.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem com êxito as disciplinas regulares e obtiverem aprovação na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso terão direito ao Certificado de MBA em Marketing Político e Inteligência Eleitoral emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

IMPORTANTE: a entrega da versão final do TCC e dos documentos conforme exigidos na matrícula são condição obrigatória para expedição do certificado.

INVESTIMENTO

20 parcelas de R$ R$ 499,00 – (quatrocentos e noventa e nove reais)

Formas de Pagamento: Boleto bancário ou PayPal para estrangeiros(lembrando que para esta opção será cobrado a taxa adicional de 6,4% no valor de cada mensalidade).

Arrecadação das Mensalidades será via empresa do especializando e Funpar – Fundação da Universidade Federal do Paraná

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de inscritos pagantes não atingir o mínimo necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

  • Primeira Turma
      Abril de 2026
  • Carga Horária
      440 horas
  • Investimento
      20 parcelas de R$ 499,00
  • Coordenação
      Prof. Aryovaldo de C. Azevedo Jr.

FORMULÁRIO DE INTERESSADOS(AS)