Instituto da UFPR inicia mapeamento ambiental no Parque Cachoeira
Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram no Parque Cachoeira para dar início a um trabalho de diagnóstico ambiental na unidade de conservação. A ação faz parte de um termo de cooperação entre a universidade e a Prefeitura, com objetivo de propor melhorias para a infraestrutura e para visitação não apenas no Parque Cachoeira, mas em diversas unidades de conservação do município. Uma equipe percorreu o parque registrando informações sobre a infraestrutura geral do local, incluindo estruturas e sinalização. Outro grupo ficou responsável pela área de cartografia. O parque, assim como outras áreas de conservação, será mapeado com a utilização de drone. As imagens aéreas vão possibilitar aos técnicos estudar a cobertura vegetal, o relevo, a existência de fontes de água, a área pavimentada, entre outros fatores.
A terceira equipe ficou responsável por assuntos como a educação ambiental e também a qualidade da água e do ar nas unidades de conservação. A equipe também participou de uma reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e visitou uma área de nascentes. Entre os profissionais do ITTI que farão o mapeamento estão engenheiros civis, engenheiros cartógrafos, biólogos e engenheiros ambientais, mas segundo o Instituto, dependendo das informações levantadas, há possibilidade de profissionais de outras áreas integrarem a equipe.
O município de Araucária conta com um “cinturão verde”, com áreas muito importantes para a preservação da biodiversidade local e da qualidade da água. Entre as principais estão a Reserva do Passaúna, o Refúgio do Bugio e o Parque Cachoeira.
Texto: Maurenn Bernardo e assessoria