Grupo da UFPR é destaque em ações de agroecologia

GEAE – Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (foto: acervo do grupo)

O Grupo de Estudos em Agricultura Ecológica (GEAE) da UFPR completa 37 anos de existência em 2018, buscando ser um contraponto à agricultura convencional. O projeto tem se destacado como um espaço constante de troca de experiências e desenvolvimento de novas técnicas neste campo.

“A agricultura ecológica é o equilíbrio entre a produção de alimentos e a responsabilidade ambiental.” explica a estudante de Engenharia Agronômica, Jaqueline Tila Cremonese. Ela destaca algumas das vantagens deste ramo alternativo como a oferta de alimentos sem agrotóxicos e a diminuição da contaminação do meio-ambiente e da intoxicação de produtores rurais, um problema recorrente no campo.

A estudante, que se uniu ao projeto em 2017, aponta ainda o papel da agricultura ecológica na valorização de sementes crioulas e no empoderamento dos agricultores por se tornarem menos dependentes de tecnologia estrangeira, como sementes transgênicas, herbicidas, inseticidas e fungicidas.

 

 

“Buscamos métodos alternativos de combate a pragas, doenças e plantas espontâneas como: controle biológico, plantas repelentes, cobertura de solo, cultivos consorciados e caldas alternativas.” explica a estudante.A estudante, que se uniu ao projeto em 2017, aponta ainda o papel da agricultura ecológica na valorização de sementes crioulas e no empoderamento dos agricultores por se tornarem menos dependentes de tecnologia estrangeira, como sementes transgênicas, herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Confira a matéria completa: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/grupo-da-ufpr-e-destaque-em-acoes-de-agroecologia/

 

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/grupo-da-ufpr-e-destaque-em-acoes-de-agroecologia/

Recommended Posts

Leave a Comment