Fazenda paranaense é eleita a mais sustentável do Brasil
Globo Rural realizou a 4ª edição do prêmio Fazenda Sustentável

Premiados da 4ª edição do Fazenda Sustentável posam para foto oficial. Ao centro, de branco, Tábata Stock, proprietária da Fazenda Rio do Pedro, propriedade rural eleita a mais sustentável do paía (Foto: globo rural)
Fazenda Rio do Pedro, em Santa Maria do Oeste (PR) foi escolhida a campeã nacional de sustentabilidade no Prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela Revista Globo Rural, nesta terça-feira (5/12), em São Paulo (SP). Em sua 4ª edição, o concurso teve como principal critério o uso múltiplo da terra, a partir das boas práticas agropecuárias e eficiência no uso de recursos.
A propriedade vencedora tem 1.385 hectares. Concilia agricultura – com 590 hectares dedicados à produção de soja e milho – e a pecuária, com a criação de gado da raça angus baseada em 165 hectares de pastagens. Como atividade complementar, tem outros 55 hectares de florestas plantadas. A área preservada soma 575 hectares à área total da fazenda.
“Esse prêmio traz dois sentimentos: o primeiro é a satisfação e a alegria do resultado de muito esforço. O segundo é o desafio. Agora é manter e evoluir e isso é dsafiador”, disse Tábata Stock, neta do fundador da propriedade, um imigrante alemão que deixou sua terra natal para fugir da Segunda Guerra Mundial e se estabeleceu no solo paranaense em 1951.