Estudantes de pós-graduação são classificados para a fase final de desafio proposto pelo Departamento de Energia dos EUA

A equipe que representa a Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Solar Decathlon Design Challenge foi classificada para a fase final da competição. Composto por estudantes de pós-graduação (um de doutorado e cinco de mestrado) em Construção Civil e Design, o grupo concorre com um projeto inteligente para uma escola de ensino fundamental.

Todos os anos, o Departamento de Energia dos Estados Unidos promove esse desafio com o objetivo de instigar equipes de alunos a projetar e construir edifícios altamente eficientes e inovadores alimentados por energia renovável. Os participantes preparam soluções criativas para problemas do mundo real na indústria da construção.

A proposta dos estudantes da UFPR consiste em uma escola de ensino fundamental em que a energia elétrica a ser utilizada é inteiramente gerada de forma local, utilizando fontes renováveis não convencionais.

 

Foto: U.S. Department of Energy Solar Decathlon

 

Os classificados apresentam seus projetos para um painel de jurados especialistas do setor, compararam suas propostas às de outras equipes, aprendem com apresentações de líderes conceituados na área e se integram com uma variedade de organizações de carreiras energéticas. Os vencedores terão suas apresentações publicadas no site do departamento.

As instituições colegiadas que participam do desafio são reconhecidas como líderes que estão produzindo profissionais prontos para a carreira com habilidades de ponta. “A participação em concursos internacionais associados aos objetivos do desenvolvimento sustentável (SDG) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de dar visibilidade internacional para a universidade, coloca a UFPR como protagonista na implementação dos SDG em Curitiba”, comenta coordenadora de cooperação internacional da Agência UFPR Internacional, Anna Gabriella Tempesta.

O fim de semana do Desafio Solar Decathlon Design (Solar Decathlon Design Challenge Weekend) será realizado entre os dias 12 e 14 de abril no Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) em Golden, Colorado (EUA).

 

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/estudantes-de-pos-graduacao-sao-classificados-para-a-fase-final-de-desafio-proposto-pelo-departamento-de-energia-dos-eua/

Recent Posts

Leave a Comment