Empresas compartilham experiências na redução do consumo de água

Na tarde da segunda-feira, dia 19, representantes de grandes empresas nacionais e multinacionais se reuniram para debates em torno do painel “Compromissos Empresariais com a Segurança Hídrica”. Os painelistas apresentaram os objetivos dos compromissos, bem como caminhos possíveis para que as empresas venham a cumpri-los. A sessão faz parte da programação do Painel de Alto Nível do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília.

Os representantes das empresas apresentaram exemplos práticos de como a indústria, responsável por grande parte da demanda da água disponível, podem reduzir o consumo. Ana Carolina Viana, Diretora Global de Vinílicos da Braskem, ressaltou a importância da liderança e da comunicação para engajar a todos dentro da empresa no sentido de otimizar o uso da água. “Reduzimos um total de 40% do consumo de água, buscando diminuir o uso em cada uma das atividades da empresa”, resumiu Viana.

Para Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, empresa privada brasileira de saneamento básico, o engajamento da população e o investimento foram dois fatores determinantes case de Limeira, no interior de São Paulo. A empresa, em seu tempo de serviços prestados à cidade, reduziu 20% da captação da água de rios, mesmo com a duplicação populacional.

Tony Milikin, Chefe de Sustentabilidade da Ambev, salientou a importância da reciclagem de embalagens e o contou que, no México, a cervejaria planta áreas de cactos porque estes têm a propriedade de devolver a água ao solo.

A Coca-Cola Brasil, além de investir na reciclagem de suas embalagens, mantém 103 hectares de área preservada e contratou uma start-up que desenvolveu um aplicativo que ajuda pequenos fruticultores a diminuírem o consumo de água. “Somos o maior comprador de frutas do País”, revelou Henrique Braun, CEO da Coca-Cola Brasil.

Marina Grossi, Presidente da Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), fez a Abertura da sessão e foi a Mestre de Cerimônia

Participaram do Painel:

  • Ana Carolina Viana – Diretora Global de Vinílicos – Braskem
  • Henrique Braun, CEO da Coca-Cola Brasil
  • Orson Ledezma, CEO Ecolab
  • Teresa Vernaglia, CEO BRK Ambiental
  • Tony Milikin, Chefe de Sustentabilidade da Ambev

 

Fonte: World Water Forum 8

Recent Posts