Empresa australiana cria sistema de embalagens retornáveis para cafés e restaurantes
O novo modelo de negócio oferece tigelas de metal retornáveis no lugar de plástico descartável.
Uma empresa australiana lançou um novo serviço que promete reduzir drasticamente o uso de plástico no país, e quem sabe no mundo! O intuito da Returnr é solucionar e facilitar a vida de quem compra e vende refeições em marmitas “para viagem”, substituindo o plástico descartável, por potes de metal retornáveis.
As marmitas “para viagem”, conhecidas como takeaway, em inglês, são bastante comuns entre os australianos que costumam fazer suas refeições em parques e gramados da cidade. Com isso, uma enorme quantidade de resíduo plástico descartável é gerada diariamente. Estima-se, com base em números norte-americanos, que esse material corresponda a 23% dos resíduos que vão para o aterro sanitário.
Pensando em acabar com este enorme desperdício, o australiano Jamie Forsyth desenvolveu um novo modelo de negócio onde redes de cafés e restaurantes conveniados oferecem tigelas de metal retornáveis para seus clientes.
Como funciona
- Os restaurantes e cafeterias participantes oferecem o recipiente metálico aos seus clientes
- O cliente paga uma taxa de 5 dólares australianos como depósito
- Depois de usado, o cliente lava o recipiente e devolve para qualquer loja conveniada
- O cliente pode trocar por uma nova tigela ou pegar seu depósito de volta
Além do benefício de gerar menos resíduos e não ter custo algum para o consumidor, o programa ainda proporciona uma experiência superior durante a refeição.
A expectativa é que cada recipiente seja reutilizado 10 mil vezes e a empresa assume o compromisso de encaminhá-lo para a reciclagem ao fim de sua vida. A tampa, que contém informações do programa e marketing do restaurante, é feita em celulose sem químicos, sendo totalmente biodegradável. Os potes já são feitos com metal reciclado e 100% recicláveis.
No site da Returnr é possível acessar um mapa com as lojas participantes. Por enquanto, ainda são 14 na cidade de Melbourne, mas o programa está em fase de planejamento e expansão no país. Mesmo assim, a empresa diz que, em apenas um semestre, já evitou que 20 mil embalagens entrassem no ambiente. A iniciativa está tendo grande aceitação do público e dos comerciantes. No site, eles também divulgam outra lista de restaurantes e cafés australianos que aceitam que os consumidores levem seus próprios potes.
Forsyth é também co-fundador do KeepCup, copo de café retornável que virou febre na Austrália e reduziu drasticamente a quantidade de descartáveis no país. A ideia do empreendedor é criar mais soluções para outros materiais como talheres e pequenos potes para molhos, por exemplo. “Estamos motivados a reduzir o impacto que temos sobre o nosso ambiente e a simplesmente fazer a coisa certa”, disse Forsyth. “Minha esperança é que isso aconteça em todos os lugares, seja global”.
Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/negocios/sistema-embalagens-retornaveis-restaurantes/