Energia renovável: Economia verde será responsável por cerca de 24 milhões de empregos no Mundo

Economia verde circular, voltada a sustentabilidade, será responsável por geração de empregos na área de energia renovável e outras áreas.

Segundo o relatório emitido esta semana pela OIT – Organização Internacional do Trabalho – nomeado “Perspectivas Sociais e de Emprego no Mundo 2018”, haverá um aumento empregatício na Economia Verde. É previsto que até 2030 a área seja responsável por cerca de 24 milhões de postos de trabalho ao redor do mundo.

Segundo a Organização das Nações Unidas, a Economia Verde visa trabalhos que busquem formas de reduzir a emissão de carbono, impactos naturais que interfiram na biodiversidade do planeta, além da sustentabilidade de fontes de energia, como no caso das energias renováveis e biocombustíveis. Esses últimos, por sua vez, estão mais objetivados para gerar maior empregabilidade no Brasil segundo o relatório da OIT.

BIOMASSA

Segundo matéria da Exame, do ano de 2017, a biomassa é responsável por 9% da eletricidade consumida no país, sendo a terceira fonte de energia, logo atrás das usinas hidroelétricas e do petróleo.

A biomassa é retirada da queima de materiais orgânicos, e, segundo pesquisadores, o carbono emitido na fumaça destes orgânicos faz parte do ciclo do carbono. Isso quer dizer que o seu impacto é bem menos nocivo que o produzido por combustíveis fosseis, que, além de impactarem negativamente, são um dos fatores alarmantes do efeito estufa.

Em relatório produzido pela Bloomberg, o setor de energia renovável deve receber um investimento de cerca de U$26 bilhões no país. E, junto com a geração eólica e fotovoltaica, a biomassa deve ser uma das energias a desenvolver-se durante os próximos anos.

 

MBA GESTÃO ESTRATÉGICAS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS E BIOCOMBUSTIVÉIS

O curso ofertado pelo Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) – UFPR visa capacitar profissionais da área de Ciências Agrárias que desejam se aprimorar e se capacitarem aos desafios do mercado atual.

No curso MBA Gestão Estratégicas em Energias Renováveis e Biocombustíveis, o aluno terá acesso a conteúdo oferecido por profissionais com atuação diferenciada em projetos de produção de energia renovável proporcionando o conhecimento e o ferramental necessários para identificar oportunidades, implantar e gerir projetos energéticos sustentáveis.

Dentre os módulos o aluno terá acesso a conteúdo voltado a energia renovável, biomassa, possibilitando que o acadêmico compreenda melhor o quadro de oportunidade que esta área pode oferecer tanto no Brasil quanto no mundo.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

Recent Posts

Leave a Comment

http://ufpr.pecca.com.br/blog/