[vc_row padding=”0″][vc_column][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”26″ font_weight=”bold” txt_transform=”uppercase” letter_spacing=”5″ margin_top=”10″ margin_bottom=”0″ font_family=”Actor” font_type=”google” align=”center”]
EAD – Educação a Distância
[/mk_fancy_title][mk_divider style=”thin_solid” divider_width=”custom_width” custom_width=”35″ thickness=”3″ margin_top=”10″ margin_bottom=”40″][/vc_column][/vc_row][vc_row padding=”0″][vc_column width=”1/3″ css=”.vc_custom_1441028427354{padding-bottom: 10px !important;}”][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Proposta Metodológica
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
A experiência adquirida desenvolvendo programas de educação a distancia (EAD) por 23 anos vem permitindo ao Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias (PECCA) encontrar caminhos para um eficiente relacionamento aprendiz-instrutor-conteúdo-tecnologia.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Desenvolvimento Pedagógico
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
A metodologia de cada programa é desenvolvida individualmente pelo instrutor através da assessoria da equipe pedagógica. Inicialmente os conteúdos utilizados sofrem um processo de adequação à linguagem de EAD, priorizando-se a dialogicidade e o enriquecimento visual. São ainda programados atividades e desafios que permitam ao aprendiz construir seu conhecimento em permanente contato com o instrutor a equipe de apoio, garantindo a interatividade do processo. E finalmente são desenvolvidas as vídeo aulas (intervenções especialmente gravadas pelo professor), e que direcionam o aluno na execução do plano pedagógico e o estimulam à participação no ambiente virtual de aprendizagem.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Acompanhamento e Suporte ao Aprendiz
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
Durante a execução do programa o apoio permanente aos aprendizes é garantido através da equipe de tutoria.
Essa equipe é formada por alunos mestrandos da UFPR em áreas correlatas aos conteúdos , especialmente treinados para essa função, e que tem a responsabilidade de ser a interface entre os aprendizes e os instrutores.
A equipe de tutoria desenvolve um trabalho que chamamos “Suporte de Relacionamento Acadêmico” (veja abaixo) e representa a mola facilitadora de todo o processo.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][mk_page_section bg_position=”center center” min_height=”160″ padding_top=”15″ padding_bottom=”15″ first_page=”false” last_page=”false” sidebar=”sidebar-1″][vc_column width=”1/3″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Acompanhamento Acadêmico
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
Além do acompanhamento pedagógico, é realizado ainda um acompanhamento acadêmico, onde o controle de desempenho e participação dos alunos é registrado.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Avaliação
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
As avaliações finais dos programas são sempre obrigatórias e individuais. Alguns programas de média e longa duração terão trabalhos de conclusão de curso (também obrigatórios e individuais). Esses trabalhos contam sempre com a orientação de um professor indicado pela coordenação.
[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” font_family=”Actor” font_type=”google”]
Certificação
[/mk_fancy_title][vc_column_text]
Todos os programas são reconhecidos e certificados pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. A UFPR emitirá certificado individual aos participantes que concluírem os programas.
[/vc_column_text][/vc_column][/mk_page_section][vc_row fullwidth=”true”][vc_column][mk_divider style=”thin_solid” divider_width=”custom_width” custom_width=”35″ thickness=”3″ margin_top=”10″ margin_bottom=”40″][mk_fancy_title color=”#393836″ size=”18″ font_weight=”bold” margin_top=”50″ font_family=”Actor” font_type=”google” align=”center”]Suporte de Relacionamento Acadêmico[/mk_fancy_title][vc_row_inner is_fullwidth_content=”false”][vc_column_inner width=”1/4″][vc_single_image image=”34824″ img_size=”225×225″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_column_text]
Um dos pilares da proposta metodológica é o suporte de relacionamento acadêmico. O objetivo desse suporte não é tão somente propiciar um suporte acadêmico tradicional, mas desenvolver um relacionamento de aprendizagem. Nesse processo o aprendiz é constantemente encorajado, motivado e assistido, criando as condições adequadas para a facilitação do aprendizado. A construção desse relacionamento está focado no desenvolvimento do aprendiz e de suas habilidades em “aprender como aprender” e em “guiar o seu próprio aprendizado”. Esse trabalho, fundamental para o sucesso do processo de aprendizagem, é desenvolvido pela equipe de tutoria em apoio ao instrutor. Através da construção desse relacionamento busca-se evitar o distanciamento e a perda de motivação, garantindo a participação permanente do aprendiz.
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”120px”][/vc_column][/vc_row]