Curso de Extensão em

PISA – PRODUÇÃO INTEGRADA DE SISTEMAS
AGROPECUÁRIOS

SOBRE O CURSO

Objetivo:
→ O objetivo do Curso visa atender a demanda de profissionais, que buscam por conhecimento quer seja em caráter de agregação direta de aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos técnicos, como também aprofundamentos, complementação e reciclagem de conceitos.

A quem se destina:
→ Profissionais de nível superior, com formação nas áreas de agronomia, zootecnia, engenharia agronômica,
engenharia florestal ou áreas afins, que desejam atuar na área de produção agropecuária sustentável. O curso também é uma excelente oportunidade para profissionais que desejam mudar de carreira e atuar na área de consultoria.

Atuação Profissional:
→ A PISA é uma abordagem que vem sendo cada vez mais adotada por produtores rurais, pois oferece
uma série de vantagens, como o aumento da produtividade, a redução de custos,  a melhoria da
sustentabilidade ambiental e social. Como resultado, há uma crescente demanda por profissionais qualificados para implementar e gerenciar sistemas integrados de produção agropecuária.

MINISTRANTES DO CURSO

Prof. Dr. Anibal de Moraes

Professor da UFPR possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) , doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) , pós-doutorado pelo INRA na França em 1995-96 e na The Ohio State University- EUA em 2014-15.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Alfredo Junior Paiola Albrecht

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2011). Mestre (2014) e Doutor (2016) em Fitotecnia, pela Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP/ESALQ e possui MBA em Agronegócios pela mesma instituição (2015). Apresenta ampla experiência prática no campo, principalmente por ter atuado como agricultor e consultor.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Alessandro Camargo Angelo

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atua desde 1.998 como professor da Universidade Federal do Paraná, sendo atualmente enquadrado como Professor Titular nesta instituição.

Currículo Lattes

Prof. Edcarlos Damacena de Souza

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí no ano de 2004, sendo voluntário em iniciação científica na área de ciência do solo. Continuou seus estudos em nível de pós-graduação, concluindo o mestrado em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no ano de 2006, na cidade de Ilha Solteira/SP.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Paulo César de Faccio Carvalho

Doutorado em Zootecnia pela UNESP. Realizou sua tese no INRA, França, sobre a estrutura dos pastos e o processo de pastejo. É Professor Titular da UFRGS atuando no Depto de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia desde 1997. Foi Pesquisador Visitante na Crop and Grassland Service FAO, Roma, em 2001, e em 2005-2006. Pós-doutorado no Dept. of Plant and Environmental Sciences da Universidade da Califórnia (2013-2014), e Professor Visitante – Precision livestock and Nutrition Laboratory of Gembloux Agro-Bio Tech da Universidade de Liège (2022).

Currículo Lattes

Prof. Dr. Leandro B. de Oliveira

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2012) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Trabalhou com adubação de pastagens nativas e com a taxa de crescimento de diferentes espécies nativas.

Currículo Lattes

Prof. Dr. Leandro Paiola Albrecht

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde também foi professor. Realizou Pós-Doutorado em Produção Vegetal, com ênfase em Ciência das Plantas Daninhas, pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atuou na iniciativa privada como agricultor, empresário, técnico de multinacional e consultor.

Currículo Lattes


Profª, Louise Larissa May de Mio

Professora titular da Universidade Federal do Paraná, curso de Agronomia e atua como orientadora no programa de pós-graduação em Produção Vegetal na área de Fitopatologia. Doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Davis, EUA. Atua na graduação com a disciplina de Fundamentos em Fitopatologia e orientação de TCC’s, IC’s, IT’s e estágios voluntários recebidos de dentro e de fora da UFPR.

Currículo Lattes

Profª. Tangriani Assmann

Tangriani concluiu seu curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná no ano de 1990 e seu Mestrado em Ciência do Solo, nessa mesma instituição, no ano ano de 1995. Obteve seu título de Doutora pelo Programa de Produção Vegetal da UFPR, no ano de 2001. Parte do seu doutorado foi realizado no INRA-França (Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária).

Currículo Lattes

Prof. Eduardo Gelinski Junior

Doutor em Desenvolvimento Econômico (Economia) pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2015), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1994), Médico Veterinário pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1988), Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba – FAE (1986).

Currículo Lattes

Profª. Rubia Luciane Dominschek Lima

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013); com Mestrado (2016) e Doutorado (2020) em Produção Vegetal pela mesma Universidade, desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, tendo como linha de pesquisa a Produção Vegetal em Sistemas Integrados (SIPA).

Currículo Lattes

Prof. Marcelo Beltrão Molento

Médico Veterinário, formado na Universidade de Alfenas, UNIFENAS em 1989. Possui Doutorado em Parasitologia pela McGill University, Canadá em 2000. É Professor Associado da Universidade Federal do Paraná, Coordenador do Laboratório de Parasitologia Clínica Veterinária e pesquisador do CNPq desde 2011.

Currículo Lattes

Profª. Claudete Reisdorfer Lang

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), no Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2001 e 2004). Professora Associada do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade na Universidade Federal do Paraná-UFPR, desde 2008.

Currículo Lattes

Profª. Sebastiao Brasil Campos Lustosa

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em Ciências do Solo pela UFPR (1998) e Doutorado em Agronomia – Produção Vegetal pela UFPR (2002) e Pós-Doutorado pela UFPR (2013), linha de pesquisa de Produção Vegetal em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em forragicultura, integração lavoura-pecuária, pastagens, manejo de pastagens e fertilidade do solo.

Currículo Lattes

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO*

Módulo 1
Princípios da produção integrada de sistemas agropecuários – PISA e ferramentas de monitoramento e planejamento para a intensificação sustentável e redução de gases de efeito estufa.

Módulo 2
Sistemas Integrados e arranjos produtivos em PISA

Módulo 3
Otimizando o desempenho animal e vegetal, Gestão e Serviços ambientais em propriedades PISA

METODOLOGIA

Metodologia:
100% EAD com acesso através da plataforma de aprendizagem: com aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas e atividades avaliativas proporcionando a interação com professores e colegas
.::. Para saber mais clique .::

Duração do Curso: 60 dias

Módulos: 3 módulos sequencias com duração de 3 semanas cada um

Avaliação: avaliações modulares com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades.

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que concluírem com êxito os módulos terão direito a certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

INVESTIMENTO

Mensalidades: 3 parcelas de R$ 350,00 (Trezentos e Cinquenta Reais).

Formas de Pagamento: Boleto bancário ou PayPal para estrangeiros(lembrando que para esta opção será cobrado a taxa adicional de 6,4% no valor de cada mensalidade)

Arrecadação das Mensalidades será via Funpar – Fundação da Universidade Federal do Paraná

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de inscritos pagantes não atingir o mínimo necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

  • Próxima Turma:
      a confirmar / 2024
  • Carga Horária
      90 horas
  • Investimento
      3 parcelas de R$ 350,00
  • Coordenadora
      Prof. Dr. Anibal de Moraes

Editais

  • EM BREVE

FORMULÁRIO DE INTERESSADOS(AS)

Precisa de Ajuda ?