Copel inaugura a primeira eletrovia do país entre Paranaguá e Foz do Iguaçu

Foto: Copel

A Copel inaugura na próxima terça-feira (27), às 9h30, no polo Km3, em Curitiba, a primeira eletrovia do país. O evento terá a participação do governador do Paraná, Beto Richa, e do presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter. Na ocasião, também será assinado um protocolo de intenções entre Copel e Prefeitura de Curitiba para cooperação técnica e científica em projetos de energias renováveis, geração distribuída, mobilidade elétrica, eficiência energética e cidades inteligentes.

A primeira parte da eletrovia será formada pelos eletropostos de Curitiba, no polo Km3, e de Paranaguá, na agência da Copel. As duas unidades começam a funcionar na terça-feira, dia 27.

“A troca de carros convencionais por carros elétricos é uma etapa importante da transformação que acontecerá no setor energético nos próximos anos. A Copel está pronta para atender esse novo cenário com soluções de mobilidade elétrica e uma rede de energia robusta e inteligente”, afirma o presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter.

A eletrovia terá no total oito eletropostos da Copel, localizados em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá. A previsão é de que todos estejam em funcionamento até o fim deste ano.

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil.

As estações serão todas de carga rápida: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto, com recursos de pesquisa e desenvolvimento. “Por ser um projeto de pesquisa, os consumidores não terão custo para abastecer na eletrovia da Copel”, detalha Guetter.

Fonte: Captive

Recommended Posts

Leave a Comment