UFPR divulga programação da “Temporada Amarela” no mês de prevenção ao suicídio

A Universidade Federal do Paraná promove, neste mês de setembro, a programação da “Temporada Amarela. Um convite à vida” – atividades de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Promovido no âmbito do programa institucional UFPR ConVIDA, o evento é voltado à valorização da vida e à prevenção do suicídio na UFPR e oferece vários espaços para alunos, técnicos, professores e comunidade em geral.

Confira abaixo a programação até o dia 13 de setembro.

II Simpósio de Prevenção – dia 3/9

No dia três de setembro, o Setor de Ciências Agrárias recebe a 2ª edição do Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida. A atividade acontece às 18 horas, no Anfiteatro do Bloco Didático.
O evento é gratuito e os interessados devem fazer inscrição neste link. Será emitido certificado aos participantes.
Mais informações na página do Facebook.

Evento na Praça Santos Andrade – dia 10/9

Os tradicionais balões amarelos estarão espalhados pela Praça Santos Andrade, no dia dez, a partir das 9 horas da manhã, para a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Haverá uma tenda do Centro de Valorização da Vida durante o dia no local. As ações também incluem as apresentações de música com Grupo Lyra; Camerata Antíqua de Curitiba – Capela Santa Maria; presença do “Psiu: Eu te escuto”, e “Abraço grátis”.

Programação – Praça Santos Andrade:
– Balões amarelos: das 9h às 12h30;
– Tenda do Centro de Valorização da Vida: das 9h às 17h;
– Presença “Psiu: Eu te escuto” – UFPR ConVIDA: das 11h30 às 13h30;
– Abraço grátis – Projeto “Venha como está”: das 12h às 13h;
– Música com Grupo Lyra: das 9h às 12h;
– Música pela Vida – Palestra e apresentação da Camerata Antíqua de Curitiba – Capela Santa Maria: 9h30 às 10h30.

Convivência e bem-estar – dia 11/9

O Campus Rebouças da UFPR promove a roda de conversa “Convivência e bem-estar”, com o professor Josafá Moreira da Cunha, do projeto Conviver.

A atividade acontece entre 14 e 16 horas, na sala 120. Não é necessário fazer inscrição.

Curso de prevenção ao suicídio – dia 12/9

Professores e técnicos da UFPR e da comunidade externa terão a oportunidade de participar do curso de prevenção ao suicídio, no dia 12 de setembro, a partir das 8 horas. A atividade acontece no Auditório Ulysses de Campos , do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

Ministrado pelos professores Dione Maria Menz e Antieres Edemar Frei, o curso é gratuito e tem vagas limitadas. Para participar, inscreva-se aqui até o dia seis de setembro. Serão fornecidos certificados aos participantes.

IV Seminário de Prevenção ao Suicídio – dias 12 e 13/9

Professores e técnicos da UFPR e da comunidade externa terão a oportunidade de participar do IV Seminário sobre Prevenção do Suicídio da UFPR. A atividade é gratuita e promove a reflexão sobre as ações intersetoriais para o cuidado em rede.

No dia 12, a palestra de abertura do Seminário será proferida pela professora Sabrina Stefanello, que abordará as estratégias de atenção para a prevenção deste fenômeno em crianças e adolescentes. A programação começa às 19 horas e inclui, ainda, mesas temáticas, rodas de conversa e apresentação das ações extensionistas e de pesquisa produzidas na UFPR.

As inscrições para as atividades serão realizadas no local do evento.

Programação:
Dia 12 de setembro (quinta-feira)
19h às 19h30: Mesa de Abertura;
19h30 às 22h: Palestra de abertura “Prevenção do Suicídio de Adolescentes: Cuidado em Rede” com Prof.ª Drª Sabrina Stefanello (UFPR).

Dia 13 de setembro (sexta-feira):
8h30 às 10h: Mesa redonda “Luto e suas interfaces” Prof.ª Dr.ª Maria Virgínia Filomena Cremasco (UFPR), Prof.ª Dr.ª Lis Andrea Pereira Soboll (UFPR) e Zelinda de Bona (coordenadora do grupo Amigos Solidários na Dor do Luto);
10h15 às 12h: Apresentação das pesquisas dos mestrandos UFPR;
13h30 às 16h30: Intersetorialidade e prevenção do suicídio: rodas de conversa com equipes de Saúde, Educação, CVV e Comunidade;
17h às 18h: Encerramento.

UFPR ConVIDA

O programa institucional UFPR ConVIDA tem o objetivo de aproximar pessoas, saberes e práticas, buscando tornar os espaços, as vivências e as atividades desenvolvidas na UFPR mais favoráveis aos vínculos sociais e à saúde emocional.

Além de prevenir o assédio moral, os desgastes emocionais e o suicídio, o programa fundamenta-se na promoção da cultura do respeito e da cooperação, do trabalho em redes e das responsabilidades compartilhadas.

 

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/ufpr-divulga-programacao-da-temporada-amarela-no-mes-de-prevencao-ao-suicidio/

Recent Posts

Leave a Comment