Setor de Ciências Agrárias comemora 44 anos com homenagem a ex-diretores

Solenidade dos 44 anos do Setor de Agrárias (fotos André Filgueira)

Uma cerimônia cheia de emoção marcou a comemoração de 44 anos do Setor de Ciências Agrárias da UFPR. O ponto alto foi a inauguração da galeria dos Ex-Diretores, com fotos dos 11 professores que lideram o Setor desde sua fundação, em 1973.

Abrindo o evento, o primeiro diretor do Setor, professor Luiz Carlos do Nascimento Tourinho (gestões 1973/1979 e 1986 – 1990) lembrou que naquela época os diretores eram nomeados pelo presidente da República. E destacou o quanto foi importante rever os amigos presentes, que lotavam o auditório do campus.  “Vivi aqui com intensidade. Eu amo este Setor”, revelou, emocionado.

 

Prof. Carlos Tourinho, primeiro diretor do Setor

O atual diretor, professor Amadeu Bona Filho, fez questão de destacar a presença dos familiares de ex-diretores já falecidos. “A memória é algo que se perde facilmente. As pessoas que conduziram o Setor de Ciências Agrárias derrubaram montanhas para pavimentar estradas que nos trouxeram até aqui. Temos que honrar o legado que nos deixaram”, afirmou.

Da mesma forma, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a importância de preservar a memória institucional. “A UFPR é uma universidade centenária. Temos muitos motivos para nos orgulhar da sua contribuição para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, e o Setor de Agrárias é um dos que gera conhecimento e progresso”, declarou.

A Galeria dos Ex-Diretores fica na sala da administração do Setor. As fotos emolduradas são uma forma de homenagear os professores que fizeram do setor uma referência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Através dos diretores e vice-diretores do Setor, a direção do Setor de Ciências Agrárias agradece o comprometimento de docentes, estudantes e técnicos administrativos para fazer da UFPR uma universidade a cada dia melhor”, disse o professor Bona.

Inauguração da Galeria de Ex-Diretores

A solenidade contou com a presença de vários ex-diretores. Além do professor Tourinho, também os professores Ítalo Minardi (1994), Eduardo Teixeira Da Silva (2010/2014) e o próprio Bona (2001/2010). Participaram ainda autoridades universidades, docentes e técnicos administrativos. Após a solenidade, foi servido um lanche no jardim do prédio histórico do Setor, aproveitando o dia de sol.

História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma verdadeira revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades e criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu em setembro de 1973 o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Reitor e a vice-reitora observam a galeria

Lanche foi servido no jardim do Setor após o evento

Hoje, o Setor de Ciências Agrárias abriga os cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Zootecnia e Medicina Veterinária. Conta com 150 professores que lecionam para 1400 alunos. Oferece mestrados e doutorados em Ciências do Solo, Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de dezenas de cursos de especialização através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias. Também conta com estações experimentais para aulas de campo, como a Fazenda do Canguiri, localizada na região metropolitana de Curitiba.

 

 

 

 

Confira os Ex-diretores e vice-diretores do Setor de Ciências Agrárias

Diretor Prof. Luiz Carlos do Nascimento Tourinho

Gestão 1973 – 1979

Diretor Prof. Harry Carlos Wekerlin

Vice-Diretor Prof. Mário Takao Inoue

Gestão 1979 – 1980

Diretor Prof. José Milton Andriguetto

Gestão 1980 – 1981

Diretor Prof. Luimar Perly

Vice-Diretor Prof. Sylvio Antônio Ribeiro Degasperi

Gestão  1981 – 1986

Diretor Prof. Luiz Carlos do Nascimento Tourinho

Vice-Diretor  Prof. Sebastião Amaral Machado

Gestão 1986 – 1990

 Diretor Prof. Eleutério Dallazen

Vice-Diretor Prof. Vismar da Costa Lima Neto

Gestão 1990 – 1994

Diretor Pró-Tempore Prof. Ítalo Minardi

1994

 Diretor Prof. Vismar Da Costa Lima Neto

Vice-Diretor Prof. Amadeu Bona Filho

Gestão 1994 – 1998

Diretor Prof. José Sidney Flemming

Vice-Diretor Prof. Jorge Roberto Malinowski

Gestão 1998 – 2002

Diretor Prof. Amadeu Bona Filho

Vice-Diretor Prof. Sidon Keinert Junior

Gestão 2002 –  2010

Diretor  Prof. Eduardo Teixeira Da Silva

Vice-Diretor Prof. João Batista Padilha Junior

Gestão 2010 – 2014

 

Fonte: http://www.ufpr.br/portalufpr/blog/noticias/setor-de-ciencias-agrarias-comemora-44-anos-com-homenagem-a-ex-diretores/

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search