Pesquisador da UFPR recebe prêmio de ecologia e ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba

Desenvolvimento de energia sustentável e ferramentas para diminuir impacto ambiental de efluentes. Soluções para o setor agrícola com aproveitamento de resíduos do campo para produção de biogás. Incineração do lixo com transformação em eletricidade a partir de fixação de gases em microalgas. Essas são apenas algumas das pesquisas desenvolvidas pelo professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho foi reconhecido pela Câmara Municipal de Curitiba em sessão solene na noite de quarta-feira (28). Vereadores entregaram o prêmio Ecologia e Ambientalismo ao professor da UFPR e a outras 18 personalidades, empresas e entidades que se destacaram em ações a favor da natureza, do meio ambiente e da ecologia.

“É muito importante esse reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido na Universidade com estudantes de graduação e pós-graduação. As pesquisas são alinhadas com as necessidades atuais e buscam soluções para a sociedade”, diz o professor da UFPR, que também coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade.

 

Professor André Bellin Mariano (à direita), do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, foi homenageado pela contribuição das pesquisas ao meio ambiente. Foto: Carlos Costa/Divulgação

 

O NPDEAS atua desde 2008 e possui fotobiorreatores tubulares compactos patenteados pela UFPR para a produção em larga escala de microalgas utilizadas para pesquisa. Os estudos envolvem parcerias com diversas áreas, departamentos, laboratórios e pesquisadores da Universidade. Recentemente, a tecnologia trouxe resultados ao induzir crescimento vegetal orgânico e proteger peixes contra danos no DNA, além de ser aditivo nutricional para pets. A pesquisa que estimula o crescimento vegetal foi realizada em parceria com os professores Miguel Noseda e Átila Mógor, dos departamentos de Bioquímica e Biologia Molecular e Fitotecnia e Fitossanidade da UFPR, respectivamente. Já a ração para pets foi desenvolvida junto à professora Ananda Felix e a doutoranda Fabiana Lírio, no Laboratório de Estudos em Nutrição Canina (Lenucan) da UFPR.

Além disso, o professor coordena o projeto de extensão “Ciência para Todos”, que recebe estudantes e professores de escolas públicas semanalmente para conhecer a Universidade e as pesquisas desenvolvidas. “Trabalhamos com a integração entre pesquisa, ensino e extensão, acrescentando a inovação. Os alunos da UFPR são estimulados a criar startups para criar soluções reais para a sociedade”, afirma o professor André.

O prêmio Ecologia e Ambientalismo é concedido anualmente, desde 2003, pela Câmara Municipal de Curitiba a pessoas ou entidades não governamentais que tenham se destacado em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

 

Fonte: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/pesquisador-da-ufpr-recebe-premio-de-ecologia-e-ambientalismo-da-camara-de-municipal-de-curitiba/

Recent Posts

Leave a Comment