Medalhas das Olimpíadas de Tóquio serão feitas de lixo eletrônico reciclado

 

Em 2016, ao término dos Jogos Olímpicos do Rio e início dos preparativos para as Olimpíadas E Paraolimpíadas de Tóquio, o comitê responsável pela organização do evento anunciou um plano de produzir as requisitadas medalhas olímpicas de ouro, prata e bronze a partir dos metais reciclados encontrados nos restos de aparelhos eletrônicos descartados, como eletrodomésticos e notebooks.

O objetivo por trás da iniciativa era promover consciência à respeito do lixo eletrônico, um assunto-chave dos debates no Japão acerca da reciclagem e sustentabilidade. De cada 6 quilos de lixo eletrônico descartados no mundo, 1 vem de terras nipônicas (16% do descarte global).

Três anos depois do anúncio, pelo visto, o projeto decolou. Na última sexta-feira, 8, o comitê anunciou que a meta estipulada de desenvolvimento e concepção das medalhas a partir dos dejetos está em estágio avançado e que a grande onda de apoio do povo e empresas japonesas, aliados aos atletas do país e de outras nações aceleraram o processo.

Segundo os organizadores, cerca de 47,5 toneladas de lixo eletrônico foram coletadas pelos serviços de sanitarismo municipais desde 2016. Grande parte dos dejetos foram doados por empresas de telefonia e de suporte à smartphones, além dos cidadãos, a partir dos centenas de postos de coleta fixados nas repartições públicas.

Toda a demanda por matéria-prima para a fabricação das medalhas de bronze já foi atendida – 2,7 toneladas do metal foram coletadas e serão confeccionadas como medalhas até o fim de junho. As honrarias de ouro e prata estão quase lá – 93,7% e 85,4% já foram coletados, e a expectativa é que a meta seja batida até meados de março.

Segundo o comitê olímpico, o Programa de Recolhimento de Lixo Eletrônico será encerrado no dia 31 de março, enquanto a revelação visual das medalhas das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio de rolar apenas no meio do ano.

 

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/medalhas-olimpiadas-toquio-lixo/

Recent Posts

Leave a Comment