Estudantes da UFPR conquistam prêmio nacional de inovação

A NextCam – startup criada por estudantes da Universidade Federal do Paraná – venceu o Prêmio ENGIE Brasil de Inovação 2019. A premiação busca soluções inovadoras de empresas, startups e empreendedores. A 5ª edição da competição aborda o tema Saúde e Segurança no Trabalho.

Formada pelos estudantes do curso de Engenharia Elétrica, Adriano Peniche dos Santos e Guilherme Cordeiro Vogt, e pelo egresso Luis Guilherme Dias de Souza, a NextCam utiliza a visão computacional para a redução do risco de acidentes na indústria.

 

“Recebemos a notícia no início dessa semana e ficamos surpresos porque o edital não se limitava a estudantes, exitem players muito grandes nesse mercado”, conta Guilherme Vogt. “A aprovação reforça nosso esforço e representa, além do amadurecimento da equipe, um passo importante para a consolidação da startup”.

A equipe da UFPR receberá o prêmio no dia seis de junho, durante o ENGIE Brasil Innovation Day 2019, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Como parte da premiação, os estudantes também participarão de um evento mundial de inovação, o ENGIE Innovation Week, em Paris, entre os dias 17 e 21 de junho.

O grupo desenvolveu uma tecnologia dotada de inteligência artificial, capaz de identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa, a partir do uso de câmeras inteligentes. O software detecta situações de risco em tempo real e ainda gera relatórios que podem subsidiar a elaboração de medidas preventivas voltadas para a segurança do trabalho.

“A Engie é uma das maiores companhias de energia do mundo e iremos participar de um encontro com os diferentes projetos de inovação de outras sedes da empresa, de diversos outros países. Somos gratos ao professor James Baraniuk pela mentoria e à UFPR pela formação”, destaca Vogt.

Em abril desse ano, os estudantes foram a Boston, Estados Unidos, para a fase final da competição HackBrazil, organizada por alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT (Instituo de Tecnologia de Massachussetts).

 

FONTE :https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/estudantes-da-ufpr-conquistam-premio-nacional-de-inovacao/

Recent Posts

Leave a Comment