Energia solar: Lojas de Implementos Agrícolas no Paraná Investem no Sistema Fotovoltaico

 

2202 energia renovavel e opcao para agricultores familiares

Solar Inove, de Santa Catarina, desembarca no mercado paranaense com o sistema fotovoltaico para pagar em até dez anos com juros de 2,5% ao ano

Está se tornando comum encontrar as placas fotovoltaicas (sistema que captura a energia solar para transformar em energia elétrica) instaladas nas propriedades de produtores rurais do município paranaense de Mallet, situado a 230 quilômetros de Curitiba.

Para Luiz Carlos Garstka, representante da Solar Inove no Sul do Paraná, a explicação para o grande interesse dos produtores rurais, além d alto custo da energia elétrica, está também no fato das condições de financiamento. “Muitas vezes o valor de uma parcela do financiamento do sistema completo é o mesmo da conta de luz no mês”, explica. Esse mercado despertou o interesse de várias lojas agropecuárias do Paraná, como é o caso da Solar Agrícola, de Malelt. ” É um mercado que está em franca expansão, mas é necessário buscar parceiros com tradição e qualidade nos produtos. E a Solar Inove tem isso uma referência neste setor”, diz Garstka.

A empresa catarinense Solar Inove é uma das poucas cadastradas e credenciadas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) para fornecer o sistema de energia solar fotovoltaica. Por ser cadastrada no sistema MDA, a empresa consegue possibilitar aos seus clientes diferentes linhas de crédito para financiamento. “Somos uma empresa tradicionalmente do setor agrícola, hoje 95% dos nossos clientes são produtores. Para ser cadastrado pelo MDA tivemos que atender diversas exigências e certificações, por isso, temos um produto diferenciado que pode ser financiado em até dez anos com juros de 2,5% ao ano”, afirma Fernando Ronchi, diretor da empresa.

Financiamento do Sistema

De acordo com a informação da Solar Inove, a linha de crédito que oferece mais facilidade e o Pronaf Eco, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar direcionado para financiamento de energia renovável e sustentabilidade ambiental. Porém cobre projetos com custos de até R$ 1665 mil. Para projetos maiores de até R$ 3 milhões existem o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro) e o Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais (Modeagro).

 

(Fonte)

Recommended Posts

Leave a Comment

59d7c479551dd42891de9ab82ac4bb1f15fba3014107e2010 57 alta kpag u202646738259f6d 1024x683gp web
Precisa de Ajuda ?