Educação a Distância

PROPOSTA METODOLÓGICA

A experiência adquirida desenvolvendo programas de educação a distancia há mais de 10 anos permitiu ao Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias e Ambientais (PECCA) encontrar caminhos para um eficiente relacionamento aprendiz-instrutor-conteúdo-tecnologia.
Para isso, contamos com uma equipe de suporte atuando desde o desenvolvimento pedagógico do programa até o acompanhamento e controle acadêmico

DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

A metodologia de cada programa é desenvolvida individualmente pelo instrutor através da assessoria da equipe pedagógica. Inicialmente os conteúdos utilizados sofrem um processo de adequação à linguagem de ensino a distancia, priorizando-se a dialogicidade e o enriquecimento visual. São ainda programados atividades e desafios que permitam ao aprendiz construir seu conhecimento em permanente contato com o instrutor e com a equipe de apoio, garantindo a interatividade do processo. E finalmente são desenvolvidas as vídeo aulas (intervenções especialmente gravadas pelo professor), e que direcionam o aluno na execução do plano pedagógico e o estimulam à participação no ambiente virtual de aprendizagem.

ACOMPANHAMENTO E SUPORTE AO APRENDIZ

Durante a execução do programa o apoio permanente aos aprendizes é garantido através da equipe de tutoria.
Essa equipe é formada por alunos mestrandos da UFPR em áreas correlatas aos conteúdos, especialmente treinados para essa função, e que tem a responsabilidade de ser a interface entre os aprendizes e os instrutores.
A equipe de tutoria desenvolve um trabalho que chamamos “Suporte de Relacionamento Acadêmico” (veja abaixo) e representa a mola facilitadora de todo o processo.

ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO

Além do acompanhamento pedagógico, é realizado ainda um acompanhamento acadêmico, onde o controle de desempenho e participação dos alunos é registrado.

AVALIAÇÃO

As avaliações finais dos programas são sempre obrigatórias e individuais. Alguns programas de média e longa duração terão trabalhos de conclusão de curso (também obrigatórios e individuais). Esses trabalhos contam sempre com a orientação de um professor indicado pela coordenação.

CERTIFICAÇÃO

Todos os programas são reconhecidos e certificados pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais. A UFPR emitirá certificado individual aos participantes que concluírem os programas.

Suporte de Relacionamento Acadêmico

Um dos pilares da proposta metodológica é o suporte de relacionamento acadêmico. O objetivo desse suporte não é tão somente propiciar um suporte acadêmico tradicional, mas desenvolver um relacionamento de aprendizagem.
Nesse processo o aprendiz é constantemente encorajado, motivado e assistido, criando as condições adequadas para a facilitação do aprendizado.
A construção desse relacionamento está focado no desenvolvimento do aprendiz e de suas habilidades em “aprender como aprender” e em “guiar o seu próprio aprendizado”. Esse trabalho, fundamental para o sucesso do processo de aprendizagem , é desenvolvido pela equipe de tutoria em apoio ao instrutor.
Através da construção desse relacionamento busca-se evitar o distanciamento e a perda de motivação, garantindo a participação permanente do aprendiz.

Start typing and press Enter to search