Educação a Distância
PROPOSTA METODOLÓGICA
A experiência adquirida desenvolvendo programas de educação a distancia há mais de 10 anos permitiu ao Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias e Ambientais (PECCA) encontrar caminhos para um eficiente relacionamento aprendiz-instrutor-conteúdo-tecnologia.
Para isso, contamos com uma equipe de suporte atuando desde o desenvolvimento pedagógico do programa até o acompanhamento e controle acadêmico
DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO
A metodologia de cada programa é desenvolvida individualmente pelo instrutor através da assessoria da equipe pedagógica. Inicialmente os conteúdos utilizados sofrem um processo de adequação à linguagem de ensino a distancia, priorizando-se a dialogicidade e o enriquecimento visual. São ainda programados atividades e desafios que permitam ao aprendiz construir seu conhecimento em permanente contato com o instrutor e com a equipe de apoio, garantindo a interatividade do processo. E finalmente são desenvolvidas as vídeo aulas (intervenções especialmente gravadas pelo professor), e que direcionam o aluno na execução do plano pedagógico e o estimulam à participação no ambiente virtual de aprendizagem.
ACOMPANHAMENTO E SUPORTE AO APRENDIZ
Durante a execução do programa o apoio permanente aos aprendizes é garantido através da equipe de tutoria.
Essa equipe é formada por alunos mestrandos da UFPR em áreas correlatas aos conteúdos, especialmente treinados para essa função, e que tem a responsabilidade de ser a interface entre os aprendizes e os instrutores.
A equipe de tutoria desenvolve um trabalho que chamamos “Suporte de Relacionamento Acadêmico” (veja abaixo) e representa a mola facilitadora de todo o processo.