Micro-organismos Aplicados à Agricultura
subtitulo-img-ext-micro

Curso de Extensão em

Micro-organismos Aplicados
à Agricultura

Inscrições Abertas

  • Início
      25 setembro 2017
  • Carga Horária
      60 horas
  • Investimento
      3 x R$ 300,00
  • Ministrante do Curso
      Prof. Dr. Jair Alves Dionísio
      Profª. Drª. Glaciela Kaschuk

Sobre o Curso

Objetivo:
 Proporcionar o conhecimento ferramental necessário a uma eficiente utilização dos micro-organismos, em especial: fixação de nitrogênio, formação de micorrizas e rizobactérias promotoras de crescimento em plantas.
Apresentar tecnologias de aplicação de inoculantes comerciais frente as situações recomendadas vis a vis aumentos de produtividade esperados.

A Quem Se Destina:
 Engenheiros agrônomos e outros profissionais que trabalhem com lavouras comerciais e/ou produções de sementes e desejem alcançar aumentos de produtividade.

Atuação Profissional:
 Profissionais atualizados e capacitados poderão atuar na produção de grãos e leguminosas e/ou sementes aplicando os conhecimentos em micro-organismos.

A Quem se Destina

Público Alvo:
Profissionais que queiram trabalhar com o equilíbrio nutricional de plantas e alcançar melhores resultados em seus cultivos.

Ministrante do Curso

Prof. Dr. Jair Alves Dionísio

Pós-Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental (Universidade Federal da Paraíba, 1999-2000), Doutorado em Engenharia Florestal/Microbiologia do Solo (Universidade Federal do Paraná, 1996), Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia do solo, Microbiologia Ambiental (areia das praias e das águas do mar e rios), compostagem e vermicompostagem de resíduos orgânicos.
Currículo Lattes

Profª. Drª. Glaciela Kaschuk

Doutora em Agronomia – Wageningen University (WUR, 2009) mestre em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2003) Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de biologia do solo e microbiologia agrícola.
Currículo Lattes

Conteúdo Programático

Módulo 01
Fixação Biológica de Nitrogênio em leguminosas e gramíneas. Mecanismos bioquímicos da fixação biológica de nitrogênio. Fatores que afetam a fixação biológica de nitrogênio. Técnicas de inoculação e avaliação da nodulação.

Módulo 02
Micorrizas. Origem da simbiose e origem da micorrizologia. Tipos de micorrizas. Micorrizas arbusculares e Ectomicorrizas. Fatores ambientais que afetam as micorrizas. Potencial de utilização nas culturas agrícolas.

Módulo 03
Rizobactérias promotoras de crescimento em plantas (RPCP). Colonização das raízes. Mecanismos de ação, controle biológico de fitopatógenos. Potencial de utilização nas culturas agrícolas.

Metodologia

Metodologia:
100% EAD com acesso através da plataforma de aprendizagem, à aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas, desafios, discussões e exercícios em interação direta e permanente com professores e colegas.
.::. Para saber mais clique .::

Duração do Curso: 60 dias

Módulos:
3 módulos sequencias com duração de 3 semanas cada um

Avaliação: avaliações modulares com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades.

Certificação

Os alunos que concluírem com êxito os módulos terão direito a certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

Investimento

Mensalidades: 3 parcelas de R$ 300,00.

*A UFPR reserva-se o direito de não proceder a realização do curso no caso do número de alunos não atingir o número necessário, garantindo integral devolução de qualquer valor recolhido a qualquer título.

Formulário de Pré-Inscrição.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Fields marked with an * are required


Start typing and press Enter to search