Equilíbrio Operacional em Tratores
Equilíbrio Operacional em Tratores

Curso de Extensão em

Equilíbrio Operacional em Tratores

Inscrições Abertas!

  • Início
      1º Semestre de 2018
  • Carga Horária
      60 horas
  • Investimento
      3 x R$ 300,00
  • Ministrante do Curso
      Prof. Dr. Samir Paulo Jasper

Sobre o Curso

Objetivo: Compreender a importância do tema com intuito de melhorar o desempenho de conjunto operacional agrícola bem como a economia nas produções.

A Quem se Destina

Profissionais da área agrícola (produtores, proprietários, multiplicadores de empresas e cooperativas) que tenham interesse em aumentar a eficiência do conjunto mecanizado agrícola e utilizar corretamente o potencial destas máquinas.

Investimento

Mensalidades: 3 parcelas de R$ 300,00 pagas através de Guias de Recolhimento da União (GRU)

Ministrante do Curso

Prof. Dr. Samir Paulo Jasper

Doutor em Energia na Agricultura (UNESP)
Currículo Lattes

Conteúdo Programático

  • Módulo I
      O que é um trator / Lastragem - equilíbrio - pneu / Lastragem traseira e dianteira / tipo de pneus utilizados / tipos de lastro e sua influência no desempenho operacional / distribuição de peso em função da aplicação agrícola da máquina / trabalho somente tração na barra de tração / trabalho somente tração nos três pontos / trabalho de tração na barra com tomada de força / trabalho de tração no terceiro ponto com tomada de força.
  • Módulo II
      Capacidade de tração e patinação / Patinação no solo agrícola, plantio direto 7 a 15 % / Solo duro – ex. transbordo 7 a 12 %; Solo revolvido – ex. Segunda passada de grade 10 a 15% / Patinação Como determinar a patinação / Bitola e sua influência na capacidade de tração do trator / Comportamento dinâmico do trator pós lastragem com implemento montado no terceiro ponto / Comportamento dinâmico do trator pós lastragem na barra de tração.
  • Módulo III
      Estimativa da capacidade de tração / Exercícios práticos T7 – 260 – plantadeira de cana semi montada, e dois transbordos de 12 toneladas na barra de tração / Influência da área de contato do pneu com o solo na capacidade de tração (pneus diagonais e pneus radiais) / Força disponível na barra de tração, como é realizado o cálculo aproximado / Influência do potencial do solo na capacidade de tração do trator para aquele lastro (solo argiloso/arenosos/silvosos/ secos e molhados) / Estimativa da carga dinâmica no trator (combinação do lastro do trator mais a velocidade operacional, somado ao tipo de implemento), qual é e interação deste conjunto? / Coeficiente de tração, o que é e como funciona; Rendimento de tração, o que é e como funciona; / Coeficiente de patinação, o que é e como funciona / Cálculo de potência na barra de tração, fazer exercícios práticos TT, TL, T6, T7 e T8.

Metodologia

Metodologia: 100% EAD com acesso, através de plataforma de aprendizagem, à aulas ao vivo, aulas gravadas, apostilas, desafios, discussões e exercícios em interação direta e permanente com professores e colegas.
.::. Para saber mais clique .::

Duração do Curso: 60 dias

Módulos: 3 módulos sequencias com duração de 3 semanas cada um

Avaliação: avaliações modulares com aproveitamento mínimo de 70% nas atividades.

Certificação

Os alunos que concluírem com êxito os módulos terão direito a certificado emitido pela Universidade Federal do Paraná com validade e direitos idênticos aos cursos inteiramente presenciais.

Formulário de Pré-Inscrição.

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

Fields marked with an * are required


Start typing and press Enter to search