Após décadas de proteção, recifes de corais havaianos retornam à sua antiga glória

Por décadas, a pesca predatória e as redes de arrasto devastaram uma imensa área de recifes de corais na região do Havaí. Dezenas de quilômetros quadrados de corais foram destruídos, afetando a comunidade ecológica e bio-marinha.

Felizmente, agora, depois de anos de proteção e zelo cumpridos sob mandato federal, os cientistas veem sinais promissores de que essa área – conhecida como Cadeia de Montes Navais do Imperador Havaiano – voltou a ser ecologicamente fértil e está recuperando o que se perdeu muito rapidamente.

Por causa crescimento lento dos corais e esponjas, os cientistas levantaram a hipótese de que essas áreas, quando exploradas, levariam séculos para se regenerar.

“No entanto, a teoria caiu por terra, pois em menos de cinquenta anos, boa parte dos recifes de corais cresceu e prosperou”, disse o professor adjunto de Oceanografia da Universidade Amy do Estado da Flórida, Baco Taylor.

“Recentemente, exploramos esses locais para ver se havia algum sinal de recuperação. Ficamos surpresos ao encontrarmos evidências muito sólidas de que diversas espécies estão retornando para essas áreas.”

“Este é um excelente exemplo de como a proteção a longo prazo de áreas ambientais permite a recuperação de espécies vulneráveis”, acrescentou o professor.

Baco e sua equipe publicaram a descoberta no periódico científico Science Advances.

 

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/meio-ambiente/recifes-corais-protecao-recuperacao/

Recent Posts

Leave a Comment