Abrigos de bambu promovem transformação social em Bali

Abrigos de bambu para catadores de lixo projetados pela empresa IBUKU, especialista em construções sustentáveis, promoveram uma verdadeira transformação social em Bali.

Isso porque na Indonésia, a atividade de coleta de lixo reciclável não é institucionalizada, e atrai pessoas que procuram um meio de subsistência, coletando os resíduos de casas e empresas para logo vendê-los. No entanto, a atividade não é vista com bons olhos pela população local. Para melhorar esta imagem, a IBUKU foi contratada por uma grande empresa multinacional para desenvolver um projeto de habitação saudável ​​e bem organizado para os coletores de lixo, tornando-se um meio para a transformação social.

Abrigos de bambu em Bali

O complexo chamado Pemulung House foi entregue em 2011, e compreende 14 unidades habitacionais modulares, que também inclui banheiros, armazenamento, cozinhas e áreas comuns para atender às necessidades de seus usuários.

Abrigos de bambu em Bali

Abrigos de bambu em Bali

Cada casa possui espaços de convivência no primeiro andar e uma área de dormir em um entrepiso. Um espaço para o armazenamento seguro dos materiais reciclados também foi integrado no projeto.

Os pisos e paredes foram feitos de bambu, e projetados para que o vento possa penetrar por todo o edifício, diminuindo sua temperatura interior.

Foram utilizadas garrafas recicladas e embalagens tetra pack para cobertura e isolamento.

Os abrigos de bambu são destinados a fornecer moradia temporária para que seus os catadores de lixo possam trabalhar na cidade de Denpasar, aumentar suas rendas e logo retornarem às suas cidades de origem.

 

Fonte.

Recommended Posts

Leave a Comment