A ENERGIA DO FUTURO DÁ EM ÁRVORE

 

No Rock in Rio deste ano e em muitos projetos no Brasil e no mundo, tecnologia mineira produz energia solar a partir de geradores ecológicos no formato de árvore.

O público do Rock in Rio deste ano carregará seus celulares – gratuitamente – em árvores cobertas por painéis solares de próxima geração. Esta tecnologia, chamada de OPTree, foi criada pela mineira Sunew e é capaz de gerar a energia fotovoltaica mais verde do mundo. Cinco destas árvores serão instaladas em parceria com o Amazônia Live, projeto social e sustentável do Rock in Rio, podendo carregar até 10 celulares por vez.

 

Entenda a inovação
A OPTree (Organic Photovoltaic Tree) é um mobiliário urbano em forma de árvore, cujas folhas são feitas com Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, a mais nova geração de painéis solares. Essa tecnologia também é conhecida como OPV (Organic Photovoltaics) e une conceitos de design e sustentabilidade: são finos, leves, flexíveis, semitransparentes e possuem uma baixíssima pegada de carbono.

O produto já está sendo comercializado, e projetos, como a instalação de 100 árvores em Recife (PE), estão sendo estudados. A OPTree também já competiu internacionalmente, como na feira LOPEC, na Alemanha, e atualmente integra a exposição “Inovanças” no Museu do Amanhã (RJ), até o outubro deste ano.

“A OPTree traduz a filosofia da SUNEW de integrar energia limpa, com design e funcionalidade, no contexto dos centros urbanos. Essa ‘árvore de energia’ humaniza a tecnologia, conectando as pessoas tanto no mundo virtual como aproximando-as fisicamente, e já figura em propostas de projetos com diversas prefeituras no país,” declara Tiago Alves, CEO da empresa.

Geração distribuída: Mais que uma tendência, uma necessidade.
Alves conta que negocia com prefeituras e organizações para implementar diferentes tipos de mobiliários geradores de energia, como parques ou bicicletários. Com o crescimento das cidades e a diminuição da área disponível para geração de energia, a necessidade de se gerar energia próximo ao consumidor final aumenta. É fácil concordar que o futuro precisa de uma tecnologia que gere energia de forma sustentável e que possa ser aplicada em pequenos espaços, próxima dos usuários.

 

FONTE: http://csembrasil.com.br/energia-do-futuro-da-em-arvore/

Recommended Posts

Leave a Comment